sexta-feira, 30 de setembro de 2011

São Jerônimo

 "Ignorar as Escrituras, é ignorar a Cristo".

Neste último dia do mês da Bíblia, celebramos a memória do grande "tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras": São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja. Ele nasceu na Dalmácia em 340, e ficou conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja. É de São Jerônimo a célebre frase: "Ignorar as Escrituras, é ignorar a Cristo".

Com posse da herança dos pais, foi realizar sua vocação de amante dos estudos em Roma. Estando na "Cidade Eterna", Jerônimo aproveitou para visitar as Catacumbas, onde contemplava as capelas e esforçava-se por decifrar os escritos nos túmulos dos mártires. Em Roma, Jerônimo teve um sonho que foi determinante para sua conversão: neste sonho, Jerônimo apresentava-se como cristão e era repreendido pelo próprio Cristo por estar faltando com a verdade (pois ainda não havia abraçado as Sagradas Escrituras, mas somente escritos pagãos). Cerca do fim desta permanência em Roma, Jerônimo recebeu o Batismo.
Após isso, iniciou os estudos teológicos e decidiu lançar-se numa peregrinação à Terra Santa, mas uma prolongada doença obrigou-o a permanecer em Antioquia. Enfastiado do mundo e desejoso de quietude e penitência, retirou-se para o deserto de Cálcida, com o propósito de seguir na vida eremítica. Ordenado sacerdote em 379, retirou-se para estudar, a fim de responder com a literatura às necessidades da época. Tendo estudado as línguas originais para melhor compreender as Escrituras, Jerônimo pôde, a pedido do Papa Dâmaso, traduzir com precisão a Bíblia para o latim (língua oficial da Igreja). Esta tradução recebeu o nome de Vulgata. Assim, com alegria e prazer se empenhou para enriquecer a Igreja universal.
Saiu de Roma, e foi viver definitivamente em Belém no ano de 386, onde permaneceu como monge penitente e estudioso, continuando as traduções bíblicas, até falecer em 420, aos 30 de setembro com, praticamente, 80 anos de idade. A Igreja declarou-o padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia e fixou o "Dia da Bíblia" no mês do seu aniversário de morte, ou ainda, dia da posse da grande promessa bíblica: a Vida Eterna.

São Jerônimo, rogai por nós!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: "Quem como Deus". Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. "Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu". (Apocalipse 12,7-8)A palavra "Arcanjo" significa "Anjo principal". E a palavra "Anjo", por sua vez, significa "mensageiro".

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

ROGAI POR NÓS

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Sugestão de Livros

Editora: Vozes
Autor(es): Anselm Grün
143 páginas
Formato: 13.7 x 21.0 cm
Peso: 176 gramas
18ª edição (2010)
Assunto: Espiritualidade e mística
“Temos aqui uma bela exposição da espiritualidade dos padres do deserto. Homens que abandonavam o conforto da cidade, em vista do relaxamento dos costumes, e iam para o deserto, trabalhar, orar e jejuar. No deserto, lutavam com os demônios e conseguiam a serenidade espiritual. É muito oportuno essa volta às fontes, pois as grandes intuições desses verdadeiros atletas de Cristo, os exemplos e sentenças ("apotegmas") que nos deixaram são de extrema atualidade”.

Lc 9,57-62

Naquele tempo, 57enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. 58Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. 62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.
São Wenceslau
O bondoso monarca da Boêmia, Wratislau, antes de morrer, deixou, como herdeiro do trono, seu filho Wenceslau, nascido no ano 907, na atual República Checa. Com isso, despertou em sua mulher, Draomira, a ira e a vingança, pois era ela própria que desejava assumir o governo do país. Se não fosse possível, pretendia entregá-lo a seu outro filho, Boleslau, que tinha herdado o caráter e a falta de escrúpulos da mãe, enquanto Wenceslau fora criado pela avó, Ludmila, que lhe ensinou os princípios de bondade cristã. Por isso, não passava por sua cabeça uma oposição fatal dentro do próprio lar. Assim, acabou assassinado pelo irmão, de acordo com um plano diabólico da malvada rainha.

Mas antes que isso acontecesse, a mãe tomou à força o poder e começou uma grande e desumana perseguição aos cristãos. Assim, por sua maldade e impopularidade junto ao povo, foi deposta pelos representantes das províncias, que fizeram prevalecer a vontade do rei Wratislau, elevando ao trono seu filho Wenceslau. Imediatamente, seguindo o conselho da avó, Wenceslau levou de volta ao reino o cristianismo. Quando soube disso, Draomira ficou tão transtornada que contratou alguns assassinos para dar fim à vida da velha e bondosa senhora, que morreu enquanto rezava, estrangulada com o próprio véu.

Draomira sabia que ainda havia mais uma pedra em seu caminho impedindo seus planos maldosos e sua perseguição ao povo cristão. Wenceslau era um obstáculo difícil, pois, em muito pouco tempo, já tinha conquistado a confiança, a graça e a simpatia do povo, que via nele um verdadeiro líder, um exemplo a ser seguido. Dedicava-se aos mais pobres, encarcerados, doentes, viúvas e órfãos, aos quais fazia questão de ajudar e levar palavras de fé, carinho e consolo.

A popularidade de Wenceslau cresceu ainda mais quando, para evitar uma batalha com o duque Radislau, que se opunha ao seu governo cristão, propôs que, em vez de entrarem em guerra, duelassem entre si, evitando, assim, a morte da população inocente. Quem vencesse ficaria com o poder. No dia e na hora marcada, os adversários encontraram-se no campo de batalha. Radislau, imediatamente, atacou, de lança em punho. Contam os registros que, no momento em que feriria Wenceslau mortalmente, apareceram dois anjos que o mandaram parar. Radislau caiu do cavalo e, quando se levantou, já era um homem modificado. Naquele momento, pediu perdão e jurou fidelidade ao seu senhor.

Draomira e Boleslau, inconformados com a popularidade de Wenceslau, arquitetaram um plano diabólico para acabarem com sua vida. No dia 28 de setembro de 929, durante a festa de batismo de seu sobrinho, enquanto todos festejavam, Wenceslau retirou-se para a capela para rezar. Draomira sugeriu ao filho Boleslau que aquele seria o melhor momento para matar o próprio irmão. Boleslau invadiu a capela e apunhalou o irmão no altar da igreja.
Mãe e filho, porém, não tiveram tempo de saborear o poder e o trono roubado de Wenceslau, pois em poucos dias Draomira teve uma morte trágica e Boleslau foi condenado pelo imperador Oton I.

O seu corpo foi sepultado na igreja de São Vito, em Praga. Desde então, passou a ser cultuado como santo. A Hungria, a Polônia e a Boêmia têm em são Wenceslau seu protetor e padroeiro. Mais tarde, no século XVIII, a Igreja inscreveu são Wenceslau no calendário litúrgico, marcando o dia 28 de setembro para a sua festa.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Curso Bíblico para catequistas em Frederico Westphalen

Aconteceu neste último sábado, dia 24/09, mais um encontro para a 1ª, 2ª/3ª e 4ª Etapa de curso bíblico para catequistas da paróquia Santo Antônio de Frederico Westphalen. A 4ª etapa foi acessorada pelo Ir. Diácono Neimar Demarco.

Irmão João colaborou com a animação do encontro da 4ª etapa.
Parabéns aos formandos da 4ª Etapa!

Um abraço a todos os cursistas e à coordenação da catequese!

PARABÉNS!!! DIONATAN

Hoje comemoramos o aniversário do Dionatan, que completa 12 anos!

Sua mãe e toda a Comunidade lhe dá os parabéns, desejando saúde, felicidade, amor.

Aos amigos da Comunidade que quiserem expressar seus parabéns, podem enviar mensagens que ele receberá.

Para quem não o conhece, aí está ele:

Santo do Dia

São Vicente de Paulo

"Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e espírito e amarás ao teu próximo como a ti mesmo" (Mt 22,37.39).

Se não foi o lema da vida deste santo, viveu como se fosse. O santo de hoje, São Vicente de Paulo, nasceu na Aquitânia (França) em 1581. No seu tempo a França era uma potência, porém convivia com as crianças abandonadas, prostitutas, pobreza e ruínas causadas pelas revoluções e guerras.
Grande sacerdote, gerado numa família pobre e religiosa, ele não ficou de braços cruzados mas se deixou mover pelo espírito de amor. Como padre, trabalhou numa paróquia onde conviveu com as misérias materiais e morais; esta experiência lhe abriu para as obras da fé. Numa viagem foi preso e, com grande humildade, viveu na escravidão até converter seu patrão e conseguiu depois de dois anos sua liberdade.
A partir disso, São Vicente de Paulo iniciou a reforma do clero, obras assistenciais, luta contra o jansenismo que esfriava a fé do povo e estragava com seu rigorismo irracional. Fundou também a "Congregação da Missão" (lazaristas) e unido a Santa Luísa de Marillac, edificou as "Filhas da Caridade" (irmãs vicentinas).
Sabia muito bem tirar dos ricos para dar aos pobres, sem usar as forças dos braços, mas a força do coração. Morreu quase octogenário, a 27 de setembro de 1660.
São Vicente de Paulo, rogai por nós!

Evangelho do Dia

Lc 9,51-56

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado.
- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Evangelho Lucas 9,46-50

Naquele tempo, 46houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior. 47Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim. E quem me receber, estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”.

49João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lho proibimos, porque não anda conosco”. 50Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós, está a vosso favor”.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.
São Cosme e São Damião


Cosme e Damião eram irmãos e cristãos. Na verdade, não se sabe exatamente se eles eram gêmeos. Mas nasceram na Arábia e viveram na Ásia Menor, Oriente. Desde muito jovens, ambos manifestaram um enorme talento para a medicina. Estudaram e diplomaram-se na Síria, exercendo a profissão de médico com muita competência e dignidade. Inspirados pelo Espírito Santo, usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos. Com isso, seus tratamentos e curas a doentes, muitas vezes à beira da morte, eram vistos como verdadeiros milagres.
Deixavam pasmos os mais céticos dos pagãos, pois não cobravam absolutamente nada por isso. A riqueza que mais os atraía era fazer de sua arte médica também o seu apostolado para a conversão dos pagãos, o que, a cada dia, conseguiam mais e mais.
Isso despertou a ira do imperador Diocleciano, implacável perseguidor do povo cristão. Na Ásia Menor, o governador deu ordens imediatas para que os dois médicos cristãos fossem presos, acusados de feitiçaria e de usarem meios diabólicos em suas curas.
Mandou que fossem barbaramente torturados por negarem-se a aceitar os deuses pagãos. Em seguida, foram decapitados. O ano não pode ser confirmado, mas com certeza foi no século IV. Os fatos ocorreram em Ciro, cidade vizinha a Antioquia, Síria, onde foram sepultados. Mais tarde, seus corpos foram trasladados para uma igreja dedicada a eles.
Quando o imperador Justiniano, por volta do ano 530, ficou gravemente enfermo, deu ordens para que se construísse, em Constantinopla, uma grandiosa igreja em honra dos seus protetores. Mas a fama dos dois correu rápida no Ocidente também, a partir de Roma, com a basílica dedicada a eles, construída, a pedido do papa Félix IV, entre 526 e 530. Tal solenidade ocorreu num dia 26 de setembro; assim, passaram a ser festejados nesta data.
Os nomes de são Cosme e são Damião, entretanto, são pronunciados infinitas vezes, todos os dias, no mundo inteiro, porque, a partir do século VI, eles foram incluídos no cânone da missa, fechando o elenco dos mártires citados. Os santos Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

       



23 setembro São Pio de Pietrelcina

Este digníssimo seguidor de S. Francisco de Assis nasceu no dia 25 de maio de 1887 em Pietrelcina (Itália). Seu nome verdadeiro era Francesco Forgione.

Ainda criança era muito assíduo com as coisas de Deus, tendo uma inigualável admiração por Nossa Senhora e o seu Filho Jesus, os quais via constantemente devido à grande familiaridade. Ainda pequenino havia se tornado amigo do seu Anjo da Guarda, a quem recorria muitas vezes para auxiliá-lo no seu trajeto nos caminhos do Evangelho. Conta a história que ele recomendava muitas vezes as pessoas a recorrerem ao seu Anjo da Guarda estreitando assim a intimidade dos fiéis para com aquele que viria a ser o primeiro sacerdote da história da Igreja a receber os estigmas do Cristo do Calvário.
Com quinze anos de idade entrou no Noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em Morcone, adotando o nome de "Frei Pio" e foi ordenado sacerdote em 10 de agosto de 1910 na Arquidiocese de Benevento.
Após a ordenação, Padre Pio precisou ficar com sua família até 1916, por motivos de saúde e, em setembro desse mesmo ano, foi enviado para o convento de São Giovanni Rotondo, onde permaneceu até o dia de sua morte.
Abrasado pelo amor de Deus, marcado pelo sofrimento e profundamente imerso nas realidades sobrenaturais, Padre Pio recebeu os estigmas, sinais da Paixão de Jesus Cristo, em seu próprio corpo.
Entregando-se inteiramente ao Ministério da Confissão, buscava por meio desse sacramento aliviar os sofrimentos atrozes do coração de seus fiéis e libertá-los das garras do demônio, conhecido por ele como "barba azul".
Torturado, tentado e testado muitas vezes pelo maligno, esse grande santo sabia muito da sua astúcia no afã de desviar os filhos de Deus do caminho da fé. Percebendo que não somente deveria aliviar o sofrimento espiritual, recebeu de Deus a inspiração de construir um grande hospital, conhecido como "Casa Alívio do Sofrimento", que se tornou uma referência em toda a Europa. A fundação deste hospital se deu a 5 de maio de 1956.
Devido aos horrores provocados pela Segunda Guerra Mundial, Padre Pio cria os grupos de oração, verdadeiras células catalisadoras do amor e da paz de Deus, para serem instrumentos dessas virtudes no mundo que sofria e angustiava-se no vale tenebroso de lágrimas e sofrimentos.
Na ocasião do aniversário de 50 anos dos grupos de oração, Padre Pio celebrou uma Missa nesta intenção. Essa Celebração Eucarística foi o caminho para o seu Calvário definitivo, na qual entregaria a alma e o corpo ao seu grande Amor: Nosso Senhor Jesus Cristo; e a última vez em que os seus filhos espirituais veriam a quem tanto amavam.
Era madrugada do dia 23 de setembro de 1968, no seu quarto conventual com o terço entre os dedos repetindo o nome de Jesus e Maria, descansa em paz aquele que tinha abraçado a Cruz de Cristo, fazendo desta a ponte de ligação entre a terra e o céu.
Foi beatificado no dia 2 de maio de 1999 pelo Papa João Paulo II e canonizado no dia 16 de junho de 2002 também pelo saudoso Pontífice.

Padre Pio dizia: "Ficarei na porta do Paraíso até o último dos meus filhos entrar!"
São Pio de Pietrelcina, rogai por nós!

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/index.php?dia=23&mes=9

Santo do Dia

São Maurício e companheiros


   Diocleciano, assim que foi aclamado imperador, no ano 284, imediatamente nomeou Maximiano Hercúleo governador do Ocidente, com a incumbência de entrar em combate contra os gálios, agora chamados franceses, os quais já haviam dado início à luta armada para vingarem-se da morte de Carino, filho do até então imperador, que fora assassinado pelo sanguinário Diocleciano por ocasião da sua tomada do poder.
   No alto Egito, foi recrutado um batalhão de soldados cristãos, conhecidos como "a legião de soldados cristãos da Tebaida", chefiados pelo comandante Maurício. Apesar do ódio que Maximiano nutria pelos cristãos, a incorporação de tais soldados em seu exército não era nenhum acontecimento especial ou extraordinário, uma vez que o próprio imperador Diocleciano, na época, era simpatizante confesso deles. Até mesmo confiava-lhes cargos administrativos importantíssimos no Império. Nesse período, ele ainda não via ou citava os cristãos como uma ameaça ao Império Romano.
   Depois de muitas batalhas, durante um período de descanso de três dias em Octodorum, por ordem do imperador haveria três dias de comemorações e grandes festas religiosas, nas quais os deuses pagãos seriam homenageados pela vitória conseguida sobre o inimigo. É claro que os soldados cristãos da legião tebaica recusaram-se a participar de tal festa.
   Então, decidiram levantar acampamento e seguiram para Agaunum, uma aldeia a cinco quilômetros de distância da cidade. Esse ato irritou o governador Maximiano, que ordenou o retorno imediato do batalhão cristão, para que se aliassem ao restante do exército, nas solenidades aos deuses.
   Comandados por Maurício e com o apoio, principalmente, de Exupério, Cândido, Vitor, Inocêncio e Vital, todos os soldados da tropa de Tebaida recusaram-se, novamente, a participar dos festejos. A irritação de Maximiano aumentou ainda mais, e a tal ponto, que imediatamente deu ordem a seu exército para marchar contra eles.
   Maurício e seus companheiros foram, então, massacrados pelos soldados pagãos. O campo ficou forrado de sangue e cadáveres. Naquele lugar e naquela época, foi erguida uma igreja em honra e culto a esses santos mártires do cristianismo, encontrada somente por volta do ano 1893. A maioria das relíquias dos corpos dos soldados cristãos da legião tebaica, atualmente, são veneradas no Convento de São Mauricio de Agaunum, na região do Valese, atual Suíça. Especialmente no dia 22 de setembro, determinado pelo calendário oficial da Igreja de Roma.
 
Fonte: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=22&Mes=9

Evangelho do Dia

Evangelho (Lucas 9,7-9)
25ª Semana Comum
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
    Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9Então Hero­des disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

São Mateus, Evangelista

São MateusA Igreja celebra hoje, de forma especial, a vida de São Mateus apóstolo e evangelista, cujo nome antes da conversão era Levi. Morava e trabalhava como coletor de impostos em Cafarnaum, na Palestina. Quando ouviu a Palavra de Jesus: "Segue-me" deixou tudo imediatamente, pondo de lado a vida ligada ao dinheiro e ao poder para um serviço de perfeita pobreza: a proclamação da mensagem cristã!

Mateus era um rico coletor de impostos e respondeu ao chamado do Mestre com entusiasmo. Encontramos no Evangelho de São Lucas a pessoa de Mateus que prepara e convida o Mestre para a grande festa de despedida em sua casa. Assim, uma numerosa multidão de publicanos e outros tantos condenados aos olhos do povo, sentaram-se à mesa com ele e com Àquele que veio, não para os sãos, mas sim para os doentes; não para os justos, mas para os pecadores. Chamando-os à conversão e à vida nova.
Por isso tocado pela misericórdia Daquele a quem olhou e amou, no silêncio e com discrição, livrou-se do dinheiro fazendo o bem.
Este apóstolo a quem festejamos hoje com toda a Igreja, cujo significado do nome é Dom de Deus, ficou conhecido no Cristianismo nem tanto pela sua obra missionária no Oriente, mas sim pelo Evangelho que guiado pelo carisma extraordinário da inspiração pôde escrever, entre 80-90 na Síria e Palestina, grande parte da vida e ensinamentos de Jesus. Celebramos também seu martírio que acabou fechando com a palma da vitória o testemunho deste apóstolo, santo e evangelista.

terça-feira, 20 de setembro de 2011


 

Músicas: 

1. Deus Caminha Comigo
2. Restaura a Nossa Casa
3. Inunda
4. Se Deus é por Nós
5. Abençoa-me
6. Maria
7. Coração em Chamas
8. Honra e Glória
9. Celebrar
10. Ressuscitado
11. Pai das Misericórdias


P.S:. Não é a Ir. Gisa heheh
Colaboração: Everton Fernandes
SINOPSE:
Quando Hachiko, um filhote de cachorro da raça akita, é encontrado perdido em uma estação de trem por Parker (Richard Gere), ambos se identificam rapidamente. O filhote acaba conquistando todos na casa de Parker, mas é com ele que acaba criando um profundo laço de lealdade.
TRILHER:


DOWNLOAD DO FILME:



  • Tamanho: 320 MB

  • Formato: DVDRip/Rmvb

  • Duração: 93 min.

  • Idioma: Dublado

  • Gênero: Drama

  • Lançamento:Download Filme Sempre Ao Seu Lado Baixar2009

  • Escolha um Servidor abaixo para Baixar o Filme:
    Download – Deposit-Files
    Download – Filebase
    Download – Megaupload
    Download – Uploading


    Colaborador: Everton Fernandes


    É Mais Fácil Ter Um Cão Amigo Do Que Um Amigo Cão
    Essa é a história real de um cão. Chamava-se Amigo. Foi um presente de Natal que Ismael recebeu do padrinho. O Menino gostava muito de animais e de toda a natureza que Deus criou. Amigo cresceu, foi o guarda fiel de Ismael, de seus irmãos e de toda a casa. Passou um ano, passou outro, e o Amigo envelheceu e não servia mais para montar guarda da casa.
    Um dia, o dono da casa teve uma triste idéia de desfazer-se do cão. Disse ele: "O cão está muito velho; só serve para comer e dar latidos roucos. Vou dar um sumisso com ele". - "Não! gritou a esposa". "Esta não!" gritaram os filhos já moços. "Pai, isto é uma injustiça com nosso cão Amigo que nos protegeu e brincou conosco desde crianças. Deixa-o conosco até morrer".
    Mas, o coração de pedra do "chefão", não cedeu. Pegou o velho cão e o arrastou dentro do barco, levou junto uma enorme pedra, amarrou-a no pescoço do Amigo e o jogou no meio do rio. Mas o Amigo tinha tanta vontade de viver que conseguiu soltar-se da pedra e veio à tona. O homem ficou tão zangado que pegou o remo para bater-lhe na cabeça. Mas com a sacudida do barco, este virou e ele caiu na água e não sabia nadar. O cão, amigo e fiel, que sabia nadar, pegou o homem pela roupa e o puxou até a margem, salvando-lhe a vida...
    O homem depois de salvo e muito arrependido, abraçou o cão e com muitas lágrimas em seus olhos, pediu-lhe perdão e reconheceu que mesmo o cão sabendo de tal atitude do homem, permaneceu ao seu lado mostrando mais uma vez lealdade ao seu dono. Amigo o olhava e lambia sua face, enxugando suas lagrimas como quem dizia "Eu te perdoo meu amigo"...
    E os dois foram embora, dois amigos um do lado do outro...
    E a partir daquele dia, todos puderam dizer que é mais fácil ter um cão amigo que um amigo cão.

    Colaborador: Everton Fernandes  

    Santo do Dia

    Santa Cândida, séc. III


       A primeira referência sobre santa Cândida foi encontrada no calendário da Igreja de Córdoba e em alguns documentos da antiga Galícia, ambas na Espanha. Mas foi pela tradição cristã do povo napolitano, na Itália, que se concluiu a história desta santa.
       A vida cristã de Cândida iniciou quando ela foi convertida, segundo essa tradição, pelo próprio apóstolo Pedro, de passagem por Nápoles. Naquela época, o apóstolo, com destino a Roma, atravessou Nápoles, onde a primeira pessoa que encontrou na estrada foi a pequena Cândida. Percebeu, imediatamente, que a pobre criança estava doente. Parou e perguntou-lhe se conhecia a palavra de Jesus Cristo. Diante da negativa e em seu ardor de levar a mensagem do Evangelho, Pedro falou-lhe da Boa-Nova, da fé e da religião dos cristãos; curou-a dos males que sofria e a converteu em Cristo.
       Assim, Cândida foi colhida pela luz de Deus e curada do físico e da alma. Chegou em casa falando sobre o cristianismo e contando tudo o que o apóstolo Pedro lhe dissera. Muito intrigado e confuso, Aspreno, um parente que a criava, saiu para procurá-lo. Quando se encontraram, com muito zelo Pedro converteu também Aspreno, que o hospedou em sua modesta casa por alguns dias. O apóstolo acabou por catequizar os dois e, em seguida, batizou-os e ministrou-lhes a primeira eucaristia durante a celebração da santa missa. Esse local recebeu o nome de "Ara Petri", que significa Altar de Pedro. Depois, antes de partir, o apóstolo consagrou Aspreno primeiro bispo de Nápoles e pediu para a pequena Cândida continuar com a evangelização, salvando as almas para Nosso Senhor Jesus Cristo.
       Aquele lugar onde fora celebrada a santa missa por são Pedro tornou-se de grande veneração por Cândida. Ela deixou seu lar com todos os confortos, preferindo passar seus dias numa gruta escura nas proximidades de "Ara Petri", onde vivia em penitência e oração, catequizando e convertendo muitos pagãos. Após alguns anos, o número de cristãos havia aumentado muito. Por isso, quando o imperador romano ordenou as perseguições contra a Igreja, os convertidos foram obrigados a fugir ou esconder-se. Então, o bispo Aspreno embarcou Cândida, junto com outros cristãos, com destino a Cartago, no norte da África, tentando mantê-los a salvo da implacável perseguição, mas não conseguiu. Foram alcançados, presos e torturados. Cândida foi levada a julgamento e condenada à morte porque se negou a renunciar à fé em Cristo.
       No Martirológio Romano, encontramos registrado que a virgem e mártir cristã Cândida morreu no Anfiteatro dos martírios de Cartago, no dia 20 de setembro. Suas relíquias, encontradas nas Catacumbas de Priscila, agora estão guardadas na igreja Santa Maria dos Milagres, em Roma.
       Muitos séculos mais tarde, pesquisas arqueológicas feitas na cidade de Nápoles encontraram no local "Ara Petri" um antigo cemitério de cristãos. O fato colocou ainda mais devoção sobre a figura de santa Cândida, eleita pelos fiéis como padroeira das famílias e dos doentes. Ela recebe, no dia 20 de setembro, as tradicionais homenagens litúrgicas confirmadas pela Igreja.

    Fonte: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=20&Mes=9

    
    " Tu és o Santo

    Senhor e Deus único
    Que operas maravilhas!
    Tu és o forte!
    Tu és o grande!
    Tu és o Altíssimo!
    Tu és o Rei onipotente
    Santo Pai, Rei do céu e da terra!
    Tu és o Trino e Uno
    Senhor e Deus,Tu és o Bem, o Bem universal
    o sumo bem, Senhor e Deus
    vivo e verdadeiro!
    Tu és a delícia do amor!"

    São Francisco de Assis
    Santo André Kim e companheiros mártires

    Santo André Kim e companheiros mártires
    Neste dia o testemunho dos 103 mártires coreanos que foram canonizados pelo Papa João Paulo II, na sua visita a Seul em maio de 1984.

    Tudo começou no Século XVII, com o interesse pelo Cristianismo por parte de um grupo de letrados que ao lerem o livro do missionário Mateus Ricci com o título "O verdadeiro sentido de Deus", tiveram a iniciativa de encarregar o filho do embaixador coreano na China, na busca das riquezas de Jesus Cristo. Yi Sung-Hun dirigiu-se ao Bispo de Pequim que o catequizou e batizou, entrando por aí a Boa Nova na Coréia, ou seja, por meio de um jovem e ousado leigo cristão que, com amigos, fundaram uma primeira comunidade cristã.
    Com a eficácia do Espírito, começaram a evangelizar de aldeia em aldeia ao ponto de somarem, em dez anos, dez mil testemunhas da presença do Ressuscitado.
    Várias vezes solicitaram do Bispo de Pequim o envio de sacerdotes, a fim de organizarem a Igreja. Roma, porém, era de difícil acesso e o Papa sofria com a prepotência de Napoleão, resultado: somente a Igreja pôde socorrer aos cristãos coreanos, trinta anos depois, quando os cristãos coreanos tinham sido martirizados aos milhares, juntamente com os 103 mártires, dentre estes: André Kim, o primeiro padre coreano morto em 1845; dez clérigos e 92 leigos.
    Alguns testemunhos ficaram gravados, e dentre tantos: "Dado que o Senhor do céu é o Pai de toda a humanidade e o Senhor de toda a criação, como podeis pedir-me para o trair? Se neste mundo aquele que trair o pai ou a mãe não é perdoado, com maior razão, não posso nunca, trair aquele que é o Pai de todos nós!" (Teresa Kwon).
    Os primeiros mártires coreanos escreveram, com sangue, as primeiras páginas da história na Igreja da própria pátria. Na data da canonização, bicentenária do início da evangelização da Coréia, esta nação contava com 1.4000.000 católicos, 14 Dioceses, 1.200 sacerdotes, 3.500 religiosos e 4.500 catequistas, atestando mais uma vez a frase de Tertuliano:

    "O sangue dos mártires é sangue de novos cristãos!"

    Evangelho do Dia

    Evangelho (Lucas 8,19-21)

    — O Senhor esteja convosco.
    — Ele está no meio de nós.
    — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
    — Glória a vós, Senhor.

       Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. 21Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”.

    - Palavra da Salvação.
    - Glória a vós, Senhor.

    segunda-feira, 19 de setembro de 2011

    Encontro da Comunidade

    Aconteceu ontem, 18 de setembro de 2011, o Encontro da Comunidade a nível de Diocese. Estivemos reunidos com os irmãos da Comunidade de Aliança de Frederico Westphalen, Pinhal, Santo Augusto, Ametista do Sul.
    Foi uma bênção para a Comunidade. Um dia inteiro onde os irmãos puderam conviver, viver a partilha, a comunhão, a experiência de Deus.
    O Diácono Neimar fez o ensino, a Ir. Giselda a oração e animação, a Ir. Angélica e o Dirceu cantaram e ele tocou, o Ir. João tocou teclado e bateria.

    Confira as fotos dos momentos marcante do encontro.







    Rezamos também por aqueles irmãos que não puderam se fazer presente.

      "Os grupos da Comunidade de Aliança Morada do Senhor são formados por pessoas que conhecem o carisma da Comunidade Morada do Senhor, e/ou por pessoas que estão fazendo uma experiência desse carisma, participando das formações mensais que os membros Consagrados oferecem. A partir do momento em que um grupo deseja, ou que uma pessoa organiza um grupo de pessoas para iniciar os encontros de formação mensais e solicitam a presença dos Consagrados para estes encontros, inicia-se então uma Comunidade de Aliança . Os primeiros seis encontros são exclusivamente dedicados ao anúncio do Querígma, com o intuito de proporcionar um encontro pessoal com o amor de Deus e comunicar-lhes o Plano de Salvação Divino, até a vinda do Espírito Santo (Pentecostes). Por fim, quando se trabalha a formação comunitária (sétimo encontro), com base nas primeiras comunidades cristãs (Cf. Atos dos Apóstolos), procuramos reunir todos os membros da Comunidade para estudarmos o carisma da Comunidade, bem como a missão da mesma e, fazer uma experiência concreta de comunhão.
       Neste intuito é que foi realizado o encontro que aconteceu neste último domingo, dia 18/09/2011, onde se reuniram na sede da comunidade Morada do Senhor, 54 membros da Comunidade de Aliança para um dia de convívio fraterno, de oração e de formação. O tema do encontro foi: “O Senhor nos reúne em torno de um mesmo carisma e de uma mesma missão!” O objetivo do encontro foi de Levar cada membro a ter um encontro fraterno, com Deus e com toda a comunidade reunida, partilhando também nossas preocupações e motivações, para que diante dos diversos desafios que vão surgindo em cada realidade, possamos unir as nossas forças para vencermos. Caminhar em uma mesma direção, vivendo um mesmo carisma e uma mesma missão.
       O encontro teve inicio às 9 horas da manhã com um fraterno momento de acolhida e animação a cargo do ministério de música da Comunidade. Após a animação e acolhida fraterna, tivemos também um momento de oração e meditação conduzido pela fundadora da Comunidade, Irmã Giselda, onde rezamos entorno da dimensão do amor e da reconciliação. Logo em seguida, a partir das 11 horas da manhã, passamos ao estudo e reflexão entorno do carisma e da missão da comunidade, com base nos Estatutos e Regimentos Canônicos da mesma. Esta parte do estudo foi confiada a mim para conduzi-la. Com o auxílio de um projetor, procurei colocar em forma de texto, tudo o que diz respeito à Comunidade de Aliança, segundo o que consta nos documentos da Comunidade. Cada parágrafo apresentado era acompanhado de uma explicação ou de exemplos, sempre aberto às perguntas, envolvendo a participação de todos. Penso que foi um momento muito importante para todos nós, pois nos conhecíamos, mas faltava esta parte de uma explicação mais detalhada, específica sobre a Comunidade.
       Ao meio dia tivemos um bonito momento de refeição comunitária. O alimento foi preparado por dois casais que não estão participando do processo de formação, mas se dispuseram a ajudar e a participar dessa forma.
       A parte da tarde teve início com a oração do terço da Divina Misericórdia, e um momento de oração conduzido pela Irmã Adriana.
       Muitos membros da comunidade de aliança desejam assumir um compromisso, uma pastoral na Comunidade, mas não sabiam o quê e nem como assumir. Por isso, em um segundo momento da parte da tarde, refletimos sobre a análise da realidade e planejamento. Em pequenos grupos de três pessoas, de locais distintos, refletimos sobre estes três pontos: 1) Como vejo o mundo e a Igreja nos dias de hoje? 2) No que eu, como membro da Comunidade, posso ajudar? 3) No que nós, como Comunidade reunida, podemos ajudar?
       Cada grupo, após refletir sobre estes pontos, escreveu e partilhou no grande grupo. Foi um grande momento de partilha e construção de ideias, de experiências e de sonhos. Senti a força de uma comunidade que vive o mesmo ideal, que se abraça nas dificuldades para permanecer unida a cada vitória. Tive esta certeza ainda mais forte quando eu insisti na ideia de que, se tivermos os mesmos objetivos e se unirmos nossas forças, dons e potencialidades faremos a obra de Deus acontecer e, após apresentar no telão as diversas atividades assumidas pela comunidade deixei a pergunta: Diante das diversas atividades como vou me comprometer? Todos nós assumimos compromissos concretos, que foram entregues por escrito, dentro das possibilidades pessoais de cada um e da realidade onde está inserido.
       Por fim concluímos o encontro com a celebração da Palavra, Comunhão Eucarística, abraço fraterno e benção de envio.
       Os encontros de formação seguem com temas sobre a Doutrina da Fé, de forma mais catequética, mas sempre retomando a experiência e o testemunho pessoal do amor de Deus.
       Me sinto muito bem quando nos reunimos em comunidade, quando nos empenhamos todos juntos na vivência do amor e do perdão, quando reconhecemos no outro a imagem e semelhança de Cristo e, por isso, nos desarmamos de nossos pré-conceitos e nos acolhemos mutuamente, apesar dos erros e limitações. Sinto uma grande responsabilidade, pois, queira eu ou não, por ser Diácono e um Irmão Consagrado, as pessoas acabam buscando sempre como uma referência. Rezo, peço a Deus que me ajude a ter sempre mais um coração aberto para acolher, sabedoria para orientar e humildade para viver o amor, o perdão e a comunhão fraterna".
    Diácono Neimar Demarco

    DESAFIOS QUE VÃO SURGINDO:
       - Formar novas lideranças (Comunidade de Aliança) para auxiliar e possibilitar a formação de novos grupos que desejam viver este carisma.
       - Trabalhar os encontros de formação de forma qualitativa, mantendo um processo contínuo.
       - Manter o vínculo fraterno e comunitário com os membros dos núcleos da Comunidade, apesar da distância.
       - Conscientizar cada membro e despertar neles o desejo de se engajar em alguma atividade pastoral em sua própria paróquia.

    São Januário

    São JanuárioEste santo viveu no fim do século III e se tornara Bispo de Benevento, cidade próxima a Nápoles.

    Como cristão estava constantemente se preparando para testemunhar (se preciso com o derramamento do próprio sangue) seu amor ao Senhor, já que naqueles tempos em que a Igreja estava sendo perseguida, não era difícil ser preso, condenado e martirizado pelos inimigos da Verdade. Na função de Bispo foi zeloso, bondoso e sábio, até ser juntamente com seus diáconos, preso e condenado a virar comida dos leões no anfiteatro da cidade de Pozzuoli (a primeira terra italiana que pisou o apóstolo Paulo a caminho de Roma).
    Igual ao profeta Daniel e muitos outros, as feras lamberam, mas não avançaram nestes homens protegidos por Jesus. Nesse caso, sob a ordem do terrível imperador Diocleciano (último grande perseguidor), a única solução era a espada manejada pela irracional maldade humana. Foram decapitados. Isto ocorreu no ano 305.
    Alguns cristãos, piedosamente, recolheram numa ampola o sangue do Bispo Januário para conservá-lo como preciosa relíquia e seu corpo acabou na Catedral de Nápoles. A partir disso, os napolitanos começaram a venerar o santo como protetor da peste e das erupções do vulcão Vesúvio.
    Dentre tantos milagres alcançados pela sua intercessão, talvez o maior se deve ao seu sangue,"aquele guardado na ampola". Acontece que o sangue é exposto na Catedral, no dia da festa de São Januário e o extraordinário é que há séculos, o sangue, durante uma cerimônia, do estado sólido passa para o estado líquido, mudando de cor, de volume e até seu peso duplica. A multidão edificada se manifesta com gritos, enquanto a ciência, que já provou ser sangue humano, silencia quanto a uma explicação para este fato, esclarecido somente pela fé.

    São Januário, rogai por nós!

    Lc 8,16-18

    — O Senhor esteja convosco.

    — Ele está no meio de nós.
    — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
    — Glória a vós, Senhor.

    Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.

    - Palavra da Salvação.
    - Glória a vós, Senhor.

    sexta-feira, 16 de setembro de 2011

    São Cornélio, São Cipriano

    São Cornélio


    Cornélio tinha sido eleito Papa em 251, após um grande período de ausência do pastor por causa da terrível perseguição de Décio. Sua eleição foi contestada por Novaciano, que acusava o Papa de ser muito indulgente para com os que haviam renegado a fé (lapsos) e separaram-se da Igreja.
    Por causa dos êxitos obtidos com sua pregação, foi processado e exilado para o lugar hoje chamado Civitavecchici, onde Cornélio morreu. Foi sepultado nas catacumbas de Calisto.

    São Cipriano

    Uma das grandes figuras do século III, Cipriano, de família rica de Cartago, capital romana na África do Norte. Quando pagão era um ótimo advogado e mestre de retórica, até que provocado pela constância e serenidade dos mártires cristãos, converteu-se entre 35 e 40 anos de idade.
    Por causa de sua radical conversão muitos ficaram espantados já que era bem popular. Com pouco tempo foi ordenado sacerdote e depois sagrado Bispo num período difícil da Igreja africana.
    Duas perseguições contra os cristãos ocorreram: a de Décio e Valeriano. Estas perseguições marcaram o começo e o fim de seu episcopado, além de uma terrível peste que assolou o norte da África, semeando mortes. Problemas doutrinários, por outro lado, agitavam a Igreja daquela região.
    Diante da perseguição do imperador Décio em 249, Cipriano escolheu esconder-se para continuar prestando serviços à Igreja. No ano 258, o santo Bispo foi denunciado, preso e processado. Existem as atas do seu processo de martírio que relatam suas últimas palavras do saber da sua sentença à morte: "Graças a Deus!"

    quinta-feira, 15 de setembro de 2011

    Encontro da Comunidade

    Bom dia! A Paz de Cristo!

    Está se aproximando o dia 18 de setembro de 2011. Neste domingo haverá o encontro da Comunidade de Vida e de Aliança da nossa Comunidade.
    Os núcelos existentes da Comunidade de Aliança se encontram mensalmente em Seberi, Ametista do Sul, Pinhal, Santo Augusto e Frederico Westphalen.
    Irmãos estamos esperando vocês!
    Pois como diz no Salmo 132: "Como é bom, é agradável para os irmãos viverem unidos!"

    Evangelho do Dia



    Aleluia, aleluia, aleluia.
    Feliz a virgem Maria, que, sem passar pela morte, do martírio ganha a palma, ao pé da cruz do Senhor!

    Evangelho (João 19,25-27)
    - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
    - Glória a vós Senhor.

    25 Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. 26 Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. 27 Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa.
    - Palavra da Salvação.
    - Glória a vós Senhor.

    Nossa Senhora das Dores

    Nossa Senhora das Dores

    "Quero ficar junto à cruz, velar contigo a Jesus e o teu pranto enxugar!"

    Assim, a Igreja reza a Maria neste dia, pois celebramos sua compaixão, piedade; suas sete dores cujo ponto mais alto se deu no momento da crucifixão de Jesus. Esta devoção deve-se muito à missão dos Servitas – religiosos da Companhia de Maria Dolorosa – e sua entrada na Liturgia aconteceu pelo Papa Bento XIII.
    A devoção a Nossa Senhora das Dores possui fundamentos bíblicos, pois é na Palavra de Deus que encontramos as sete dores de Maria: o velho Simeão, que profetiza a lança que transpassaria (de dor) o seu Coração Imaculado; a fuga para o Egito; a perda do Menino Jesus; a Paixão do Senhor; crucifixão, morte e sepultura de Jesus Cristo.
    Nós, como Igreja, não recordamos as dores de Nossa Senhora somente pelo sofrimento em si, mas sim, porque também, pelas dores oferecidas, a Santíssima Virgem participou ativamente da Redenção de Cristo. Desta forma, Maria, imagem da Igreja, está nos apontando para uma Nova Vida, que não significa ausência de sofrimentos, mas sim, oblação de si para uma civilização do Amor.

    Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!