quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Bote Fé Frederico Westphalen

Para quem participou do Bote Fé nos dias 26 e 27 de novembro em Frederico Westphalen foi uma grande graça. Poder participar, rezar diante da cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora que andam pelo mundo visitando todos os países onde ocorre a JMJ - Jornada Mundial da Juventude.

E nesses dias tivemos a honra de recebê-los em nossa Diocese.

Queremos parabenizar os jovens do Projeto Jovem Morada do Senhor que se fizeram presente nos dois dias do evento. Não foi uma presença qualquer, foi uma presença marcante certamente, onde mostraram que estão numa caminhada de fé. Rezaram, participaram de todos os momentos, na caminhada estiveram sempre junto dos demais, no show, vibraram com as músicas, dançaram, pularam. Isso que é juventude de Deus!

Agora confiram algumasfotos do dia 27 de novembro de 2012, da missa e dos shows:

Em frente à Catedral uma multidão de pessoas.





Celebração da Santa Missa presidida por D. Antônio Carlos, concelebrada por alguns padres da nossa Diocese. Suas palavra motivaram e encorajaram os jovens a lutar por Cristo. Ele disse que os jovens são o presente, são o hoje da Igreja.

Hino da Jornada.


Show com Júnior Cardoso.
As próximas fotos são de vários momentos do show da Banda Hava. Muita alegria, dança.






Pe. Paulo presente e acompanhando também os jovens da Paróquia de Rodeio Bonito. Muito obrigado.











Estiveram presentes mais de 90 jovens participantes do PJMS - Projeto Jovem Morada do Senhor.

É alegria demais, valeu juventude!

Deixem aqui comentários. Divulguem. É preciso espalhar ótimas notícias.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

CRUZ PEREGRINA E ÍCONE DE MARIA

Está acontecendo algo marcante em nossa Diocese, principalmente para a juventude: a chegada da Cruz Peregrina e do Ícone de Maria. Ontem, 26 de novembro, os jovens recepcionaram a Cruz e o Ícone em Frederico as 15h. Quando a Cruz e o Ícone chegaram em frente à Catedral já estávamos aguardano.
Foi um momento de muita graça, emoção.
O Pe. Neimar fez a Celebração de acolhida da Cruz e do Ícone e a Comunidade Morada do Senhor animou a celebração.
Contamos com a presença da Ir. Giselda, João, Jorge, Nadine e Fernanda.
Parabéns e muito obrigado.

Confira algumas fotos:



Chegada da Cruz e do Ícone em frente à Catedral Santo Antônio.






Celebração de acolhida da Cruz e do Ícone animada pela Comunidade Morada do Senhor e presidida pelo Pe. Neimar.

Parabéns aos jovens da Paróquia de Rodeio e de Frederico participantes do Projeto Jovem Morada do Senhor que marcaram presença participando de todos os momentos com dedicação, alegria.




Participação na Santa Missa.


Carregando a Cruz Peregrina. Uma grande graça.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Com grande alegria e veneração lembramos a vida do terceiro Papa que governou, no primeiro século, a Igreja Romana. São Clemente I assumiu a Cátedra de Pedro, depois de Lino, Anacleto e com muito empenho regeu a Igreja de Roma dos anos 88 até 97.

Sobressai no seu pontificado um documento de primeira grandeza, fundamental a favor do primado universal do Bispo de Roma: a carta aos Coríntios, escrita no ano de 96.
Perturbada por agitadores presumidos e invejosos, a comunidade cristã de Corinto ameaçava desagregação e ruptura.
São Clemente escreve-lhe então uma extensa carta de orientação e pacificação, repassada de energia persuasiva, recomendando humildade, paz e obediência à hierarquia eclesiástica já então definida nos seus diversos graus: Bispos, Presbíteros e Diáconos.
Esta sua intervenção mostra que Clemente, para além de Bispo de Roma, sentia-se responsável e com autoridade sobre as outras Igrejas.
E saliente-se que, nessa altura, vivia ainda o Apóstolo São João, o que nos permite concluir que o Primado não foi de modo algum uma ideia meramente nascida de circunstâncias favoráveis, mas uma convicção clara logo desde o início. Se assim não fosse, nunca São Clemente teria ousado meter-se onde, por hipótese, não era chamado.João, como Apóstolo de Cristo, era sem dúvida uma figura venerável. Mas era ao Bispo de Roma, como sucessor de São Pedro, que competia o governo da cristandade.
Uma tradição, que remonta ao fim do século IV, afirma que São Clemente terminou sua vida com o martírio. Seu nome ficou incluído no Cânon Romano da Missa.
São Clemente I, rogai por nós!!




Lc19,45-48

Naquele tempo, 45Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.




quarta-feira, 21 de novembro de 2012

É PRECISO EVANGELIZAR




Queridos visitantes!

A Paz de Cristo!

É urgente, no mundo de hoje, evangelizar. O cristão não pode ter medo de mostrar com a vida que crê, que é Deus.

O maior evangelizador evangeliza mais com a vida, com atitudes, do que com palavras.

Por isso, precisamos observar as atitudes das pessoas para reconhecermos que são seguidores de Cristo.

Assim como também é preciso olharmos para dentro de nós mesmos e reconhecermos que somos seguidores de Cristo, através doas nossas atitudes.

Tenham todos um bom dia de quinta-feira.

sábado, 17 de novembro de 2012

PJMS

Olá pessoal, amigos, irmãos, jovens, Igreja!

A Paz de Cristo!

O Projeto Jovem Morada do Senhor tem alcançado muitos jovens, levando-os a uma transformação de vidas, de atitudes, de encontro com Deus e consigo mesmos.

O projeto acontece através dos Acampamentos, da participação na Igreja local e engajamento nos grupos de oração jovem.

Os grupos de oração jovem são abertos para todos os que quiserem participar (não precisa ter feito acampamento). Porque a mensagem de Jesus Cristo e o seu amor nao tem fronteiras, como representa a cruz do projeto, que os jovens vestem e também os seus apoiadores:

No município de Rodeio Bonito - RS os jovens se reúnem todos os domingos as 19h, na sala de catequese. Todo 1º domingo do mês tem missa.

No município de Pinhal - RS os jovens se reúnem todos os domingos as 19h, na capela.

No município de Cristal do Sul - RS os jovens se reúnem toda segunda-feiras, as 19:30h, na capela.

No município de Frederico Westphalen - RS os jovns se reúnem todas as quintas-feiras, as 19h, na sala da catequese do bairro Aparecida.

Cada grupo é acompanhado pelos consagrados da Comunidade Morada do Senhor e mais acompanhadores - casaiss, mulheres, que estão aderindo a este projeto.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

O santo, que lembramos com muito carinho neste dia, nasceu na nobre e influente família dos Kostka, a qual possuía uma sólida vida de piedade familiar. Nasceu no castelo de Rostkow, na vila de Prasnitz (Polônia), a 28 de outubro de 1550. Nesse ambiente é que Estanislau cresceu na amizade e intimidade com Cristo. 

Quando tinha 14 anos foi estudar em Viena, juntamente com seu irmão mais velho, Paulo. Devido a uma ordem do Imperador Maximiliano I, o internato jesuíta onde estudavam foi fechado, sobrando como refúgio o castelo de um príncipe luterano, que com Paulo, promoveu o calvário doméstico de Estanislau. Em resposta às agressões do irmão, que também eram físicas, e as tentações da corte, o santo e penitente menino permanecia firme em seus propósitos cristãos: "Eu nasci para as coisas eternas e não para as coisas do mundo". 

Diante da pressão sofrida, a saúde de Estanislau cedeu, e ao pedir que providenciassem um sacerdote para que pudesse comungar o Corpo de Cristo, recebeu a negativa dos homens, mas não a de Deus. Santa Bárbara apareceu-lhe, na companhia de anjos, portando Jesus Eucarístico e, em seguida, trazendo-lhe a saúde física, surgiu a Virgem Maria com o Menino Jesus.

Depois desse fato o jovem discerniu sua vocação à vida religiosa como jesuíta, por isso enfrentou familiares e, ousadamente, fugiu sozinho, a pé, e foi parar na Companhia de Jesus. Acolhido pelo Provincial que o ouviu e se encantou com sua história, com somente 18 anos de idade, viveu apenas 9 meses no Noviciado, porque adquiriu uma misteriosa febre e antes de morrer os sacerdotes ouviram do seus lábios sorridentes dizerem: "Maria veio buscar-me, acompanhada de virgens para me levar consigo". 
Santo Estanislau, rogai por nós!

Lc 17,7-10

Naquele tempo, disse Jesus: 7“Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso poderás comer e beber?’ 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”. 

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Hoje, a Igreja não celebra a santidade de um cristão que se encontra no Céu, mas sim, de todos. Isto, para mostrar concretamente, a vocação universal de todos para a felicidade eterna. 

"Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade. Todos são chamados à santidade: 'Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito' "(Mt 5,48) (CIC 2013).
.

Sabemos que desde os primeiros séculos os cristãos praticam o culto dos santos, a começar pelos mártires, por isto hoje vivemos esta Tradição, na qual nossa Mãe Igreja convida-nos a contemplarmos os nossos "heróis" da fé, esperança e caridade. Na verdade é um convite a olharmos para o Alto, pois neste mundo escurecido pelo pecado, brilham no Céu com a luz do triunfo e esperança daqueles que viveram e morreram em Cristo, por Cristo e com Cristo, formando uma "constelação", já que São João viu: "Era uma imensa multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas" (Ap 7,9). 

Todos estes combatentes de Deus, merecem nossa imitação, pois foram adolescentes, jovens, homens casados, mães de família, operários, empregados, patrões, sacerdotes, pobres mendigos, profissionais, militares ou religiosos que se tornaram um sinal do que o Espírito Santo pode fazer num ser humano que se decide a viver o Evangelho que atua na Igreja e na sociedade. Portanto, a vida destes acabaram virando proposta para nós, uma vez que passaram fome, apelos carnais, perseguições, alegrias, situações de pecado, profundos arrependimentos, sede, doenças, sofrimentos por calúnia, ódio, falta de amor e injustiças; tudo isto, e mais o que constituem o cotidiano dos seguidores de Cristo que enfrentam os embates da vida sem perderem o entusiasmo pela Pátria definitiva, pois "não sois mais estrangeiros, nem migrantes; sois concidadãos dos santos, sois da Família de Deus" (Ef 2,19). 

Neste dia a Mãe Igreja faz este apelo a todos nós, seus filhos: "O apelo à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade se dirige a todos os fiéis cristãos." "A perfeição cristã só tem um limite: ser ilimitada" (CIC 2028).

Todos os santos de Deus, rogai por nós

Lc13,31-35

Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho.Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. 
Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.