sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O primeiro presépio foi de São Francisco

O presépio é talvez a mais antiga forma de caracterização do Natal. Sabe-se que foi São Francisco de Assis, na cidade italiana de Greccio, em 1223, o primeiro a usar a manjedoura com figuras esculpidas formando um presépio, tal qual o conhecemos hoje. A idéia surgiu enquanto o santo lia, numa de suas longas noites dedicadas à oração, um trecho de São Lucas que lembrava o nascimento de Cristo. Resolveu então montá-lo em tamanho natural, em uma gruta de sua cidade. O que restou desse presépio encontra-se atualmente na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.

Presépio significa em hebraico "a manjedoura dos animais", mas a palavra é usada com freqüência para indicar o próprio estábulo. Jesus ao nascer foi reclinado em um presépio que provavelmente seria urna manjedoura, como as muitas que existiam nas grutas naturais da Palestina, utilizadas para recolher animais. Outra versão é que o presépio de Jesus era feito de barro, aproveitando-se uma saliência da rocha e adaptando-a para tal finalidade. Esta é, sem dúvida, a versão mais aceita.

O presépio de São Francisco incluía uma manjedoura, acima da qual foi improvisado um altar. Nesse cenário ocorreu a missa da meia-noite, na qual o próprio santo com a vestimenta de diácono cantou o Evangelho juntamente com o povo simples e pronunciou um sermão sobre o nascimento do Menino Jesus.

Conta-se que naquela noite especial, enquanto o santo proferia as palavras do Evangelho sobre o nascimento do Menino Jesus, todos os presentes puderam ver uma criança em seu colo, envolvida em um raio de luz. A cena foi narrada em 1229 por Tommaso da Celano, biógrafo de São Francisco de Assis. Desde então, os presépios foram se tornando cada vez mais populares e, além das figuras tradicionais do Menino Jesus deitado na manjedoura, Maria e José, acabaram incluindo uma enorme variedade de personagens como os pastores, os Reis Magos, a estrela e os animais.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

PARABÉNS IR. GISA

Hoje é dia N. Sra. de Guadalupe, padroeira da América Latina.

Num sábado, no ano de 1531, a Virgem Santíssima apareceu a um indígena que, de seu lugarejo, caminhava para a cidade do México a fim de participar da catequese e da Santa Missa enquanto estava na colina de Tepeyac, perto da capital. Este índio convertido chamava-se Juan Diego (canonizado pelo Papa João Paulo II em 2002).


Nossa Senhora disse então a Juan Diego que fosse até o bispo e lhe pedisse que naquele lugar fosse construído um santuário para a honra e glória de Deus.

O bispo local, usando de prudência, pediu um sinal da Virgem ao indígena que, somente na terceira aparição, foi concedido. Isso ocorreu quando Juan Diego buscava um sacerdote para o tio doente: "Escute, meu filho, não há nada que temer, não fique preocupado nem assustado; não tema esta doença, nem outro qualquer dissabor ou aflição. Não estou eu aqui, a seu lado? Eu sou a sua Mãe dadivosa. Acaso não o escolhi para mim e o tomei aos meus cuidados? Que deseja mais do que isto? Não permita que nada o aflija e o perturbe. Quanto à doença do seu tio, ela não é mortal. Eu lhe peço, acredite agora mesmo, porque ele já está curado. Filho querido, essas rosas são o sinal que você vai levar ao Bispo. Diga-lhe em meu nome que, nessas rosas, ele verá minha vontade e a cumprirá. Você é meu embaixador e merece a minha confiança. Quando chegar diante dele, desdobre a sua "tilma" (manto) e mostre-lhe o que carrega, porém, só em sua presença. Diga-lhe tudo o que viu e ouviu, nada omita..."

O prelado viu não somente as rosas, mas o milagre da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, pintada prodigiosamente no manto do humilde indígena. Ele levou o manto com a imagem da Santíssima Virgem para a capela, e ali, em meio às lágrimas, pediu perdão a Nossa Senhora. Era o dia 12 de dezembro de 1531.

O grande milagre de Nossa Senhora de Guadalupe é a sua própria imagem. O tecido, feito de cacto, não dura mais de 20 anos e este já existe há mais de quatro séculos e meio. Durante 16 anos, a tela esteve totalmente desprotegida, sendo que a imagem nunca foi retocada e até hoje os peritos em pintura e química não encontraram na tela nenhum sinal de corrupção.

Coroada em 1875 durante o Pontificado de Leão XIII, Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada "Padroeira de toda a América" pelo Papa Pio XII no dia 12 de outubro de 1945.

No dia 27 de janeiro de 1979, durante sua viagem apostólica ao México, o Papa João Paulo II visitou o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e consagrou a Mãe Santíssima toda a América Latina, da qual a Virgem de Guadalupe é Padroeira.

Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!
Clique aqui para ver:tomate dancando no tamanho originalClique aqui para ver:tocando dancando no tamanho originalClique aqui para ver:tocando para familia no tamanho originaldoido

E neste dia especial, no ano de 1974, nasce Giselda Ivana Ferreira, a filha mais nova de Margarida e Reginaldo Ferreira (in memorian). Que recebeu uma grande graça: o chamado à Vida Consagrada. Deus reuniu ao seu redor irmãos que desejam viver a mesma entrega de vida a Deus, aos irmãos e à Igreja.

Parabéns Ir. Gisa!!

Que Deus abençoe sua vida, sua missão!!

Clique aqui para ver:Violino feliz aniversario no tamanho original

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Seguir Jesus Cristo

Ser discípulo de Cristo
Ser cristão é ser discípulo de Cristo. É seguir Cristo pobre, casto, obediente, servo, totalmente entregue ao Pai pelo bem dos irmãos e das irmãs, construindo seu Reino.
No início de sua pregação, Cristo anunciou: “Completou-se o tempo. O Reino de Deus está próximo. convertei-vos, crede no Evangelho” (Mc 1, 15). Mais adiante, deixou bem claro: “Quem quiser ser meu discípulo, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (Mt 16,24). Exigiu buscar o Reino de Deus e sua justiça em primeiro lugar (Mt 6, 33). A quem lhe perguntou qual o maior dos mandamentos, respondeu que é amar a Deus e ao próximo. Como lhe perguntasse quem é o próximo, contou-lhe a história do samaritano que socorreu o ferido à beira da estrada e mandou que fizesse o mesmo (Lc 10, 25-37). Declarou que o sinal distintivo dos seus discípulos é o amor (Jo 13, 35). Princípio fundamental é quem quiser ser o primeiro seja o último e o servo de todos, a exemplo dele que veio para servir e não para ser servido (Mc 10, 44-45). Quem quiser servi-lo, deverá segui-lo e estar onde ele estiver (Jo 12, 26).
Após a ressurreição, Cristo enviou seus apóstolos pelo mundo a fazer discípulos entre todas as nações, batizando-os em nome da Trindade e ensinando-lhes tudo o que Ele próprio lhes ordenara (Mt 28, 16-20).
O discípulo de Cristo nasce do encontro pessoal com Ele pelo anúncio do Evangelho, que o leva a uma adesão total e definitiva com sua pessoa, de tal modo que daí em diante investe tudo nele e no Reino que anuncia. Entrando no seguimento de Cristo e nele crescendo, o discípulo se torna ao mesmo tempo evangelizador, pois o Espírito Santo o impulsiona a anunciar a outros a feliz experiência do encontro com o Mestre.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Comentário da Belenice




Achei muito lindo e profundo este comentário da Belenice, membra da Comunidade de Aliança da nossa Comunidade, que atualmente mora em Florianópolis.

"A todos os jovens da Comunidade Morada do Senhor.


No dia em que abraçaste a Cruz de Jesus teu fardo ficou mais leve.

No dia em que colocaste no coração a mensagem de Jesus Misericordioso ele ficou mais alegre.

No dia em que fizeste de ti Morada do senhor o mundo conheceu uma pessoa melhor.

Sempre que estiver fora da Comunidade Morada do Senhor saberás que tem alguém lá rezando por vcs.

Mesmo não os conhecendo já amo a todos, peço sempre a Deus que os guie pelo melhor caminho.

Peço a todos que não deixem de amar Aquele que vos amou primeiro.

Que o amor de Cristo vos una sempre."