segunda-feira, 29 de julho de 2013

Evangelho Santa Marta

Evangelho (Jo 11,19-27)
Naquele tempo, 19 muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para consolá-las por causa do irmão. 20 Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.
21 Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22 Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23 Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24 Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.
25 Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26 E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27 Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.

Reflexão:
No evangelho de hoje, nós nos encontramos com um questionamento da vida humana, questionamento que no qual muita gente se pergunta: para onde vamos? A crença sobre a ressureição, ou seja, a vida depois da morte ou até mesmo voltar a viver, já existia muito antes de Jesus viver no nosso meio, isso era uma crença no tempo dos faraós no Egito. O que diferencia é que aquela época eles acreditavam ser o próprio deus, que eles mesmos poderiam dar-se a vida, conquistá-la por si só. Isso passou muito tempo até que Jesus veio nos dar o verdadeiro sentido da vida com Deus. Sabemos que sozinhos não conseguiremos conquistá-la, nem mesmo salvá-la com as próprias mãos, mas sempre contando com a graça de Deus e com a busca por essa meta, isso é, uma meta que tem que ser constante em nossa vida, tudo o que fazemos aqui tem que ter um destino e esse deve ser a vida com Deus eternamente.
Quando Marta soube que Jesus estava ali, ela foi ao seu encontro. Assim como nós que quando temos uma ferida ou doença que necessita de remédio e nós não temos como adquiri-lo, ao sabermos que alguém tem, e está doando de graça nós vamos buscar, assim não foi diferente com Marta ela reconheceu que Jesus é a fonte para curar aquela ferida da separação, mas Jesus diz algo revelando para todos que estavam presente, sua origem que vem do próprio Deus: EU SOU... a mesma expressão usada por Deus na sarça ardente para Moisés. Hoje Ele está falando para nós: EU SOU. Vejamos que estamos na presença de Deus todas as vezes que o comungamos, que confessamos, que buscamos os sacramentos, na presença do irmão.
Marta acreditou, soube colocar sua esperança em Jesus, acreditou que seu irmão não estava morto mas vivo com Deus, essa é uma profissão de fé muito real e viva para nós que cremos na vida eterna.
Aprendamos com Marta, reconhecer sempre em Jesus a presença de Deus, fonte para uma vida nova, uma chance para sermos melhores, uma oportunidade para sermos firmes, para nos erguer em nossas decisões. Deus, através deste evangelho, quer nos recordar que precisamos rezar por aqueles que desanimaram na caminhada de buscar esse céu, de buscar essa vida nova, pessoas que perderam a esperança de continuar a viver, jovens que abandonaram a sua fé por ilusões que passam. Somos chamados, assim como santa Marta, a colocar nossa esperança em Deus e acreditar com nosso coração que Ele é nossa vida e transmitir para os demais que estão a nossa volta, com gestos e testemunho de vida, que buscamos Ele não por medo, mas porque Ele é a Vida que virá. Amém


Pai Nosso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO. OBRIGADO. DEUS TE ABENÇOE!