segunda-feira, 4 de maio de 2015

Evangelho do dia

 
Se alguém me ama, guardará a minha palavra - Jo 14,21-26

 Jesus disse: “Quem acolhe e observa os meus mandamentos, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. Judas (não o Iscariotes) perguntou-lhe: “Senhor, como se explica que tu te manifestarás a nós e não ao mundo?”. Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras. E a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou. Eu vos tenho dito estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.

O que o texto diz? 
Quem ama a Deus acolhe e observa os seus mandamentos. Todo aquele que, de todo o seu coração observa e pratica os seus mandamentos é amado por Deus, o Pai e o Filho o amarão e nele farão a sua morada. Quem não ama a Deus não guarda a sua palavra. Jesus explica aos discípulos esta íntima comunhão que há entre Deus (o amor) e o cristão (o amado). E o critério para saber se amamos a Deus é se acolhemos, meditamos e pomos em prática seus ensinamentos. O texto demonstra a íntima comunhão da Trindade e o desejo e a glória de Deus em fazer do coração humano a sua morada.

O que o texto me diz? 
Muitas vezes e com facilidade dizemos que amamos a Deus, nos dirigimos a Ele com piedade e sinceridade de coração, mas quando somos colocados à prova, ou temos a oportunidade de pôr em prática os ensinamentos de Jesus, encontramos muitas dificuldades. Temos difículdades de compreender que a forma em que Jesus Cristo manifestou a face de Deus Pai para o mundo foi amando e cumprindo fielmente a sua vontade. O Evangelho de hoje nos ensina que somos Morada do Senhor, sacrários vivos do Espírito Santo. E para que a sua presença se manifeste através de nossa vida é preciso, em primeiro lugar, conhecer os seus mandamentos, abrir-se e mergulhar em seu amor, acolher sua presença em nosso coração, refletir com o coração e com a mente o chamado que Ele nos faz. Por fim, devemos pôr em prática o que rezamos, manifestando com a nossa vida que Deus mora em cada um de nós e que também, tendo consciência desse dom, respeitamos a cada pessoa como morada de Deus.

O que o texto me faz dizer a Deus? 
Senhor, Deus uno e trino. Comunhão de amor perfeita, Deus de misericórdia, Tu assumistes a nossa condição humana para revelar a tua face, nos acolher e nos perdoar de modo que pudessemos crer e confiar no seu infinito amor. Nada nos pedistes em troca, somente nos revelou a sua face misericordiosa, que nos atrai e nos intruduz neste mistério de salvação. Desfigurado por nossos pecados e por nossas regeições, nunca deixou de nos amar. Senhor, Tu nos conhece por inteiro, sabes de nossas fraquezas e limitações. Mesmo assim, quisestes que nosso coração fosse tua casa. Quisestes que participassemos dessa comunhão de amor. Pedimos-te humildemente que nos dê a sabedoria para renunciar a toda forma de pecado:
Daí-me Senhor, a força e a sabedoria para suportar as tentações e as situações de pecado, que todos os dias se apresentam como prazeres da carne. Daí-me a tua graça, por que sem ela nada posso. Limpa o meu coração de todo o mau pensamento, de toda a impureza, orgulho e egoísmo que prejudicam a minha vida e a vida dos meus irmãos. Ajuda-me a ver a tua face no rosto de cada irmão e a amá-los como Tu me amas. Por fim Senhor, quero lhe agradecer com todo o meu ser, por me amar de modo tão admirável e por saber que o meu coração é tua habitação. Obrigado meu Deus! Que a tua presença em mim e que a minha fidelidade a ti me ensinem a anunciar ao mundo que sou MORADA DO SENHOR. Amém!

Pe. Neimar Demarco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO. OBRIGADO. DEUS TE ABENÇOE!