segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Encontro da Comunidade

Aconteceu ontem, 18 de setembro de 2011, o Encontro da Comunidade a nível de Diocese. Estivemos reunidos com os irmãos da Comunidade de Aliança de Frederico Westphalen, Pinhal, Santo Augusto, Ametista do Sul.
Foi uma bênção para a Comunidade. Um dia inteiro onde os irmãos puderam conviver, viver a partilha, a comunhão, a experiência de Deus.
O Diácono Neimar fez o ensino, a Ir. Giselda a oração e animação, a Ir. Angélica e o Dirceu cantaram e ele tocou, o Ir. João tocou teclado e bateria.

Confira as fotos dos momentos marcante do encontro.







Rezamos também por aqueles irmãos que não puderam se fazer presente.

  "Os grupos da Comunidade de Aliança Morada do Senhor são formados por pessoas que conhecem o carisma da Comunidade Morada do Senhor, e/ou por pessoas que estão fazendo uma experiência desse carisma, participando das formações mensais que os membros Consagrados oferecem. A partir do momento em que um grupo deseja, ou que uma pessoa organiza um grupo de pessoas para iniciar os encontros de formação mensais e solicitam a presença dos Consagrados para estes encontros, inicia-se então uma Comunidade de Aliança . Os primeiros seis encontros são exclusivamente dedicados ao anúncio do Querígma, com o intuito de proporcionar um encontro pessoal com o amor de Deus e comunicar-lhes o Plano de Salvação Divino, até a vinda do Espírito Santo (Pentecostes). Por fim, quando se trabalha a formação comunitária (sétimo encontro), com base nas primeiras comunidades cristãs (Cf. Atos dos Apóstolos), procuramos reunir todos os membros da Comunidade para estudarmos o carisma da Comunidade, bem como a missão da mesma e, fazer uma experiência concreta de comunhão.
   Neste intuito é que foi realizado o encontro que aconteceu neste último domingo, dia 18/09/2011, onde se reuniram na sede da comunidade Morada do Senhor, 54 membros da Comunidade de Aliança para um dia de convívio fraterno, de oração e de formação. O tema do encontro foi: “O Senhor nos reúne em torno de um mesmo carisma e de uma mesma missão!” O objetivo do encontro foi de Levar cada membro a ter um encontro fraterno, com Deus e com toda a comunidade reunida, partilhando também nossas preocupações e motivações, para que diante dos diversos desafios que vão surgindo em cada realidade, possamos unir as nossas forças para vencermos. Caminhar em uma mesma direção, vivendo um mesmo carisma e uma mesma missão.
   O encontro teve inicio às 9 horas da manhã com um fraterno momento de acolhida e animação a cargo do ministério de música da Comunidade. Após a animação e acolhida fraterna, tivemos também um momento de oração e meditação conduzido pela fundadora da Comunidade, Irmã Giselda, onde rezamos entorno da dimensão do amor e da reconciliação. Logo em seguida, a partir das 11 horas da manhã, passamos ao estudo e reflexão entorno do carisma e da missão da comunidade, com base nos Estatutos e Regimentos Canônicos da mesma. Esta parte do estudo foi confiada a mim para conduzi-la. Com o auxílio de um projetor, procurei colocar em forma de texto, tudo o que diz respeito à Comunidade de Aliança, segundo o que consta nos documentos da Comunidade. Cada parágrafo apresentado era acompanhado de uma explicação ou de exemplos, sempre aberto às perguntas, envolvendo a participação de todos. Penso que foi um momento muito importante para todos nós, pois nos conhecíamos, mas faltava esta parte de uma explicação mais detalhada, específica sobre a Comunidade.
   Ao meio dia tivemos um bonito momento de refeição comunitária. O alimento foi preparado por dois casais que não estão participando do processo de formação, mas se dispuseram a ajudar e a participar dessa forma.
   A parte da tarde teve início com a oração do terço da Divina Misericórdia, e um momento de oração conduzido pela Irmã Adriana.
   Muitos membros da comunidade de aliança desejam assumir um compromisso, uma pastoral na Comunidade, mas não sabiam o quê e nem como assumir. Por isso, em um segundo momento da parte da tarde, refletimos sobre a análise da realidade e planejamento. Em pequenos grupos de três pessoas, de locais distintos, refletimos sobre estes três pontos: 1) Como vejo o mundo e a Igreja nos dias de hoje? 2) No que eu, como membro da Comunidade, posso ajudar? 3) No que nós, como Comunidade reunida, podemos ajudar?
   Cada grupo, após refletir sobre estes pontos, escreveu e partilhou no grande grupo. Foi um grande momento de partilha e construção de ideias, de experiências e de sonhos. Senti a força de uma comunidade que vive o mesmo ideal, que se abraça nas dificuldades para permanecer unida a cada vitória. Tive esta certeza ainda mais forte quando eu insisti na ideia de que, se tivermos os mesmos objetivos e se unirmos nossas forças, dons e potencialidades faremos a obra de Deus acontecer e, após apresentar no telão as diversas atividades assumidas pela comunidade deixei a pergunta: Diante das diversas atividades como vou me comprometer? Todos nós assumimos compromissos concretos, que foram entregues por escrito, dentro das possibilidades pessoais de cada um e da realidade onde está inserido.
   Por fim concluímos o encontro com a celebração da Palavra, Comunhão Eucarística, abraço fraterno e benção de envio.
   Os encontros de formação seguem com temas sobre a Doutrina da Fé, de forma mais catequética, mas sempre retomando a experiência e o testemunho pessoal do amor de Deus.
   Me sinto muito bem quando nos reunimos em comunidade, quando nos empenhamos todos juntos na vivência do amor e do perdão, quando reconhecemos no outro a imagem e semelhança de Cristo e, por isso, nos desarmamos de nossos pré-conceitos e nos acolhemos mutuamente, apesar dos erros e limitações. Sinto uma grande responsabilidade, pois, queira eu ou não, por ser Diácono e um Irmão Consagrado, as pessoas acabam buscando sempre como uma referência. Rezo, peço a Deus que me ajude a ter sempre mais um coração aberto para acolher, sabedoria para orientar e humildade para viver o amor, o perdão e a comunhão fraterna".
Diácono Neimar Demarco

DESAFIOS QUE VÃO SURGINDO:
   - Formar novas lideranças (Comunidade de Aliança) para auxiliar e possibilitar a formação de novos grupos que desejam viver este carisma.
   - Trabalhar os encontros de formação de forma qualitativa, mantendo um processo contínuo.
   - Manter o vínculo fraterno e comunitário com os membros dos núcleos da Comunidade, apesar da distância.
   - Conscientizar cada membro e despertar neles o desejo de se engajar em alguma atividade pastoral em sua própria paróquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO. OBRIGADO. DEUS TE ABENÇOE!