sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Santa Lídia

03 de agosto de 2012


A Santa de hoje e a Santa Lídia. Nasceu em Tiatira, cidade da Ásia.Era uma mulher pagã, mas ‘’temente a Deus’’, isto é, uma prosélita da religião hebraica, em Filipos na Macedônia, onde o apóstolo Paulo em companhia de Silos,Timóteo e Lucas chegaram na segunda viagem missionária, entre 50 e 53.

Os missionários de Cristo aguardavam o sábado para se encontrarem com os hebreus nas margens do rio para ler alguns trechos das escrituras e fazer oração comum, pois não tinha sinagoga. Como é descrito por são Lucas nos Atos dos Apóstolos: “...Uma delas chamada Lidia, negociante de púrpura da cidade de Tiatira, adoradora de Deus nos escutava. O Senhor lhe abriu o coração, de sorte que aderiu as palavras de Paulo’’.

Supõe-se que Lídia fosse abastada e tivesse muito autoridade na família, uma vez que era muito valioso os tecidos com os quais trabalhava e o seu testemunho foi suficiente para que seus familiares pedissem o batismo.

Os missionários tiveram sua primeira conquista em terra europeia: uma mulher, Lídia, protótipo e símbolo de todas as mulheres que trariam entre as paredes de seu lar a chama da fé em Cristo. Rica comerciante, dócil à graça, havia anteposto os interesses do espírito econômico, abandonando o comércio para recolher-se com outras mulheres na proseuca(lugar de oração), junto às margens do rio Gangas.

A casa da Lídia foi a primeira casa comunitária da igreja na Europa, por intermédio da nossa santa de hoje. Para a igreja de Filipos, são Paulo proferiu algumas palavras para estes irmãos: ’’Caríssimos e desejadíssimos, alegria e coroa’’. Os sinais da santidade de Lídia são evidentes na sua pronta resposta à graça.

SANTA LÍDIA, rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO. OBRIGADO. DEUS TE ABENÇOE!