terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Seguir Jesus Cristo

Ser discípulo de Cristo
Ser cristão é ser discípulo de Cristo. É seguir Cristo pobre, casto, obediente, servo, totalmente entregue ao Pai pelo bem dos irmãos e das irmãs, construindo seu Reino.
No início de sua pregação, Cristo anunciou: “Completou-se o tempo. O Reino de Deus está próximo. convertei-vos, crede no Evangelho” (Mc 1, 15). Mais adiante, deixou bem claro: “Quem quiser ser meu discípulo, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (Mt 16,24). Exigiu buscar o Reino de Deus e sua justiça em primeiro lugar (Mt 6, 33). A quem lhe perguntou qual o maior dos mandamentos, respondeu que é amar a Deus e ao próximo. Como lhe perguntasse quem é o próximo, contou-lhe a história do samaritano que socorreu o ferido à beira da estrada e mandou que fizesse o mesmo (Lc 10, 25-37). Declarou que o sinal distintivo dos seus discípulos é o amor (Jo 13, 35). Princípio fundamental é quem quiser ser o primeiro seja o último e o servo de todos, a exemplo dele que veio para servir e não para ser servido (Mc 10, 44-45). Quem quiser servi-lo, deverá segui-lo e estar onde ele estiver (Jo 12, 26).
Após a ressurreição, Cristo enviou seus apóstolos pelo mundo a fazer discípulos entre todas as nações, batizando-os em nome da Trindade e ensinando-lhes tudo o que Ele próprio lhes ordenara (Mt 28, 16-20).
O discípulo de Cristo nasce do encontro pessoal com Ele pelo anúncio do Evangelho, que o leva a uma adesão total e definitiva com sua pessoa, de tal modo que daí em diante investe tudo nele e no Reino que anuncia. Entrando no seguimento de Cristo e nele crescendo, o discípulo se torna ao mesmo tempo evangelizador, pois o Espírito Santo o impulsiona a anunciar a outros a feliz experiência do encontro com o Mestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO. OBRIGADO. DEUS TE ABENÇOE!