Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 
41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero: fica curado!”.
42No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado. 
43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!”
45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade; ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo. 
O que o texto me diz?
Jesus é movido por compaixão a estender a mão para o leproso. Aquele que devia ficar longe da cidade, distante do contato e da convivência social. Agora e tocado e lhe estendia a mão. A mão de Jesus que levanta da situação de opressão,de marginalização.
A Cura lhe devolve a dignidade. Ele agora se apresenta diante do sacerdote e oferece a oferta pela sua purificação, Cumpre a lei, também mostrando que Jesus cura e não a lei que oprime. Esta em Jesus, no contato com ele a libertação de todos os males.
Portanto precisamos deste contato, deste encontro pessoal com Jesus, que me dá nova vida, me faz abri os olhos e me enche de esperança para uma vida digna e feliz.
A resposta dele e sempre: ’’Eu quero ‘‘. Se estamos nos vícios do pecado, ele diz eu quero liberta-te. Diante dos sofrimentos do dia-a-dia seja a dificuldade familiar, de doença,e gritamos senhor queres me ajudar-me ele responde Eu quero,sê Liberto(a)!.A compaixão de Cristo pro nós ,nos garante a vitoria.Deus seja louvado!.
O que o texto me faz dizer-Estende a minha mão sobre min. senhor e me tira das ilusões do desanimo, Levanta-te com a sua mão poderosa. Purifica-me para que me torne digno de ti.
Ir. Giselda Ferreira 
Fundaddora da Comunidade Morada do Senhor
domingo, 12 de fevereiro de 2012
Santa Eulália
Virgem e mártir, viveu no século III em Barcelona. Educada e muito bem formada pela sua família cristã, desde pequena ela buscou o relacionamento com Deus e a fuga do pecado. Era uma pessoa muito sociável, gostava de brincar com as amigas da mesma idade, mas sempre fugia da vaidade. 
Santa Eulália amava Jesus Cristo acima de tudo e O amou em todos os momentos, inclusive na dor. Aconteceu que, por parte do terrível Deocleciano, a perseguição aos cristãos chegou na Espanha. Os pais da santa decidiram viajar para fugir dessa perseguição, mas Eulália foi até o governador a fim de denunciar, com a sua pouca idade, a injustiça que estava sendo cometida contra os cristãos. O governador, diante daquela ousadia, quis que ela apostatasse da fé, ou seja, que adorasse outros deuses para que ficasse livre do sofrimento. No entanto, ela deixou claro que o seu Senhor, o Rei dos reis, o Senhor de todos os dominadores, é Jesus Cristo.
O ódio daquele governador e a maldade contra uma menina, fez com que ela fosse queimada com ferro e fogo, mas, durante tanto sofrimento, o seu testemunho era este: “Agora, vejo em mim as marcas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo”.
Para nós, hoje, ela é um exemplo de ousadia. Com pouca idade, com muito amor e uma fé adulta, não renunciou a Jesus em meio ao sofrimento. Ela morreu queimada, mas antes, cheia do fogo de Deus. Por isso, se encontra na glória a interceder por todos nós para que a nossa vida cristã busque, constantemente, a santidade na alegria e na paz, mas também no sofrimento e na perseguição. É momento de reconhecer que a nossa força é o Espírito Santo.
Santa Eulália, rogai por nós!
Santa Eulália amava Jesus Cristo acima de tudo e O amou em todos os momentos, inclusive na dor. Aconteceu que, por parte do terrível Deocleciano, a perseguição aos cristãos chegou na Espanha. Os pais da santa decidiram viajar para fugir dessa perseguição, mas Eulália foi até o governador a fim de denunciar, com a sua pouca idade, a injustiça que estava sendo cometida contra os cristãos. O governador, diante daquela ousadia, quis que ela apostatasse da fé, ou seja, que adorasse outros deuses para que ficasse livre do sofrimento. No entanto, ela deixou claro que o seu Senhor, o Rei dos reis, o Senhor de todos os dominadores, é Jesus Cristo.
O ódio daquele governador e a maldade contra uma menina, fez com que ela fosse queimada com ferro e fogo, mas, durante tanto sofrimento, o seu testemunho era este: “Agora, vejo em mim as marcas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo”.
Para nós, hoje, ela é um exemplo de ousadia. Com pouca idade, com muito amor e uma fé adulta, não renunciou a Jesus em meio ao sofrimento. Ela morreu queimada, mas antes, cheia do fogo de Deus. Por isso, se encontra na glória a interceder por todos nós para que a nossa vida cristã busque, constantemente, a santidade na alegria e na paz, mas também no sofrimento e na perseguição. É momento de reconhecer que a nossa força é o Espírito Santo.
Santa Eulália, rogai por nós!
sábado, 11 de fevereiro de 2012
NOSSA SENHORA DE LOURDES
“Maria é a arca da aliança, porque acolheu em si Jesus; colheu em si a Palavra vivente, todo o conteúdo da vontade de Deus, da verdade de Deus; acolheu em si Aquele que é a nova e eterna aliança, culminando com a oferta do seu corpo e do seu sangue: corpo e sangue recebidos de Maria”Papa Bento XVI
http://www.ahorademaria.com/2011/08/frases-do-papa-bento-xvi-nossa-senhora.html
NOSSA SENHORA DE LOURDES
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DE LOURDES

Dóceis ao convite de vossa voz maternal, Ó Virgem Imaculada de Lourdes, acorremos a vossos pés junto da humilde gruta onde vos dignastes aparecer para indicar aos que se extraviam, o caminho da oração e da penitência, e para dispensar aos que sofrem, as graças e os prodígios da vossa soberana bondade.
Recebei, Rainha compassiva, os louvores e as súplicas que os povos e as nações oprimidos pela amargura e pela angústia elevam confiantes a vós. Ó resplandecente visão do paraíso, expulsai dos espíritos - pela luz da fé - as trevas do erro. Ó místico rosário com o celeste perfume da esperança, aliviai as almas abatidas. Ó fonte inesgotável de água salutar com as ondas da divina caridade, reanimai os corações áridos.
Fazei que todos nós, que somos vossos filhos por vós confortados em nossas penas, protegidos nos perigos, sustentados nas lutas, nos amemos uns aos outros e sirvamos tão bem ao vosso doce Jesus que mereçamos as alegrias eternas junto a vosso trono no céu. Amém.
(Oração composta pelo Papa Pio XII)
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DE LOURDES - PEDINDO GRAÇAS
Ó Virgem puríssima, Nossa Senhora de Lourdes, que vos dignastes aparecer a Bernadete, no lugar solitário de uma gruta, para nos lembrar que é no sossego e recolhimento que Deus nos fala e nós falamos com Ele. Ajudai-nos a encontrar o sossego e a paz da alma que nos ajudem a conservar-nos sempre unidos a Deus.
Nossa Senhora da gruta, dai-me a Graça que vos peço e que tanto preciso; (pedir a graça)... Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós! Amém!
Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai
Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!
Dóceis ao convite de vossa voz maternal, Ó Virgem Imaculada de Lourdes, acorremos a vossos pés junto da humilde gruta onde vos dignastes aparecer para indicar aos que se extraviam, o caminho da oração e da penitência, e para dispensar aos que sofrem, as graças e os prodígios da vossa soberana bondade.
Recebei, Rainha compassiva, os louvores e as súplicas que os povos e as nações oprimidos pela amargura e pela angústia elevam confiantes a vós. Ó resplandecente visão do paraíso, expulsai dos espíritos - pela luz da fé - as trevas do erro. Ó místico rosário com o celeste perfume da esperança, aliviai as almas abatidas. Ó fonte inesgotável de água salutar com as ondas da divina caridade, reanimai os corações áridos.
Fazei que todos nós, que somos vossos filhos por vós confortados em nossas penas, protegidos nos perigos, sustentados nas lutas, nos amemos uns aos outros e sirvamos tão bem ao vosso doce Jesus que mereçamos as alegrias eternas junto a vosso trono no céu. Amém.
(Oração composta pelo Papa Pio XII)
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DE LOURDES - PEDINDO GRAÇAS
Ó Virgem puríssima, Nossa Senhora de Lourdes, que vos dignastes aparecer a Bernadete, no lugar solitário de uma gruta, para nos lembrar que é no sossego e recolhimento que Deus nos fala e nós falamos com Ele. Ajudai-nos a encontrar o sossego e a paz da alma que nos ajudem a conservar-nos sempre unidos a Deus.
Nossa Senhora da gruta, dai-me a Graça que vos peço e que tanto preciso; (pedir a graça)... Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós! Amém!
Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai
Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!
Evangelho Marcos 8,1-10
1Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: 2“Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não têm nada para comer. 3Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe”.
4Os discípulos disseram: “Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?” 5Jesus perguntou-lhes: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete”.
6Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que o distribuíssem. E eles os distribuíram ao povo.
7Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. 8Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram.
9Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu. 10Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta.
4Os discípulos disseram: “Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?” 5Jesus perguntou-lhes: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete”.
6Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que o distribuíssem. E eles os distribuíram ao povo.
7Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. 8Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram.
9Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu. 10Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta.
Nossa Senhora de Lourdes
Foi no ano de 1858 que a Virgem Santíssima apareceu, nas cercanias de Lourdes, França, na gruta Massabielle, a uma jovem chamada Santa Marie-Bernard Soubirous ou Santa Bernadete. Essa santa deixou por escrito um testemunho que entrou para o ofício das leituras do dia de hoje. 
"Certo dia, fui com duas meninas às margens do Rio Gave buscar lenha. Ouvi um barulho, voltei-me para o prado, mas não vi movimento nas árvores. Levantei a cabeça e olhei para a gruta. Vi, então, uma senhora vestida de branco; tinha um vestido alvo com uma faixa azul celeste na cintura e uma rosa de ouro em cada pé, da cor do rosário que trazia com ela. Somente na terceira vez, a Senhora me falou e perguntou-me se eu queria voltar ali durante quinze dias. Durante quinze dias lá voltei e a Senhora apareceu-me todos os dias, com exceção de uma segunda e uma sexta-feira. Repetiu-me, vária vezes, que dissesse aos sacerdotes para construir, ali, uma capela. Ela mandava que fosse à fonte para lavar-me e que rezasse pela conversão dos pecadores. Muitas e muitas vezes perguntei-lhe quem era, mas ela apenas sorria com bondade. Finalmente, com braços e olhos erguidos para o céu, disse-me que era a Imaculada Conceição”.
Maria, a intercessora, modelo da Igreja, imaculada, concebida sem pecado, e, em virtude dos méritos de Cristo Jesus, Nossa Senhora, nessa aparição, pediu o essencial para a nossa felicidade: a conversão para os pecadores. Ela pediu que rezássemos pela conversão deles com oração, conversão, penitência.
Isso aconteceu após 4 anos da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição. Deus quis e Sua Providência Santíssima também demonstrou, dessa forma, a infalibilidade da Igreja. Que chancela do céu essa aparição da Virgem Maria em Lourdes. E os sinais, os milagres que aconteceram e continuam a acontecer naquele local.
Lá, onde as multidões afluem, o clero e vários Papas lá estiveram. Agora, temos a graça de ter o Papa Bento XVI para nos alertar sobre este chamado.
Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!
"Certo dia, fui com duas meninas às margens do Rio Gave buscar lenha. Ouvi um barulho, voltei-me para o prado, mas não vi movimento nas árvores. Levantei a cabeça e olhei para a gruta. Vi, então, uma senhora vestida de branco; tinha um vestido alvo com uma faixa azul celeste na cintura e uma rosa de ouro em cada pé, da cor do rosário que trazia com ela. Somente na terceira vez, a Senhora me falou e perguntou-me se eu queria voltar ali durante quinze dias. Durante quinze dias lá voltei e a Senhora apareceu-me todos os dias, com exceção de uma segunda e uma sexta-feira. Repetiu-me, vária vezes, que dissesse aos sacerdotes para construir, ali, uma capela. Ela mandava que fosse à fonte para lavar-me e que rezasse pela conversão dos pecadores. Muitas e muitas vezes perguntei-lhe quem era, mas ela apenas sorria com bondade. Finalmente, com braços e olhos erguidos para o céu, disse-me que era a Imaculada Conceição”.
Maria, a intercessora, modelo da Igreja, imaculada, concebida sem pecado, e, em virtude dos méritos de Cristo Jesus, Nossa Senhora, nessa aparição, pediu o essencial para a nossa felicidade: a conversão para os pecadores. Ela pediu que rezássemos pela conversão deles com oração, conversão, penitência.
Isso aconteceu após 4 anos da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição. Deus quis e Sua Providência Santíssima também demonstrou, dessa forma, a infalibilidade da Igreja. Que chancela do céu essa aparição da Virgem Maria em Lourdes. E os sinais, os milagres que aconteceram e continuam a acontecer naquele local.
Lá, onde as multidões afluem, o clero e vários Papas lá estiveram. Agora, temos a graça de ter o Papa Bento XVI para nos alertar sobre este chamado.
Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
Dizeres dos Padres do Deserto
Um irmão egípcio veio ao Pai Zeno, na Síria, e se acusou diante do ancião sobre suas tentações. Cheio de admiração Zeno disse, "Os egípcios escondem as virtudes que possuem e acusam-se sem cessar de faltas que eles não tem, enquanto que os sírios e gregos fingem ter virtudes que não possuem e escondem as faltas das quais são culpados." 
fonte: http://www.padresdodeserto.net/dizeres.htm
fonte: http://www.padresdodeserto.net/dizeres.htm
Santa Escolástica
Santa Escolástica começou a seguir Jesus muito cedo. Mulher de oração, ela sempre foi acompanhando o irmão por meio de intercessão. Depois, ao falecer seus pais, ela deu tudo aos pobres. Junto com uma criada, que era amiga de confiança e seguidora também de Cristo, foi ter com São Bento, que saiu da clausura para acolhê-la. Com alguns monges eles dialogaram e ela expressou o desejo de seguir Cristo através das regras beneditinas.
São Bento discerniu pela vocação ao ponto de passar a regra para sua irmã e ela tornou-se a fundadora do ramo feminino: as Beneditinas. Não demorou muito, muitas jovens começaram a seguir Cristo nos passos de São Bento e de Santa Escolástica.
Uma vez por ano, eles se encontravam dentro da propriedade do mosteiro. Certa vez, num último encontro, a santa, com sua intimidade com Deus, teve a revelação de que a sua partida estava próxima. Então, depois do diálogo e da partilha com seu irmão, ela pediu mais tempo para conversar sobre as realidades do céu e a vida dos bem-aventurados. Mas São Bento, que não sabia do que se tratava, por causa da regra disse não. Ela, então, inclinou a cabeça, fez uma oração silenciosa e o tempo, que estava tão bom, tornou-se uma tempestade. Eles ficaram presos no local e tiveram mais tempo.
A reação de São Bento foi de perguntar o que ela havia feito e desejar que Deus a perdoasse por aquilo. Santa Escolástica, na simplicidade e na alegria, disse-lhe: “Eu pedi para conversar, você não aceitou. Então, pedi para o Senhor e Ele me atendeu”.
Passados três dias, São Bento teve a visão de uma pomba que subia aos céus. Era o símbolo da partida de sua irmã. Não demorou muito, ele também faleceu.
Santa Escolástica, rogai por nós!
Mc 7,31-37
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.
36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.
36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
Espiritualidade
                                                            CREDO 
CREIO NA RESSURREIÇÃO DA CARNE
INTRODUÇÃO
Chamamos de "novíssimos" aos acontecimentos finais que se referem ao ser humano, de modo individual (a morte, o juízo particular, o purgatório, o céu ou o inferno) e de modo coletivo (Ressurreição dos mortos, segunda vinda de Cristo, Juízo final).
1. MORRER EM CRISTO (CAT 1005 A 1020)
Ensina o Catecismo da Igreja Católica que, para ressuscitar com Cristo, é preciso “deixar a mansão deste corpo”(II Cor 5,8). Considerando apenas o aspecto científico, a morte pode ser definida como a separação de corpo e alma, que se dá em virtude do desgaste da corporeidade (coração, pulmões, fígado, etc.) da pessoa. Tal fato é natural aos olhos da biologia, mas bem complexo aos olhos da fé, porque por ela sabemos que tudo não termina aí, mas começa um momento decisivo acerca do destino eterno do homem, que está relacionado com o Bem Supremo para o qual ele foi Criado: Deus, o seu Criador.
Para aquele que vê a vida e a morte como um mero acontecimento biológico, seu comportamento pode ser tanto de uma busca desenfreada pelos bens terrenos, como pode decair num tremendo descaso por si mesmo e pelos outros, e tais atitudes de vida chegam a comprometer terrivelmente seu destino final. Resta a Misericórdia divina, que busca o homem até o fim. Porém se cumpre compreender hoje tais acontecimentos à luz da fé, a fim de se deixar iluminar pela luz da doutrina verdadeira e bem gozar destes momentos finais pelos quais todos iremos passar.
1.1 A Morte é Conseqüência do Pecado Tomar Sb 1, 13/ Sb 2, 24
Deus não fez a morte nem tem prazer algum em que passemos por ela, mas foi por inveja do diabo que ela entrou no mundo. De fato, como ensina o Catecismo, o primeiro homem, constituído em uma amizade com o seu Criador e em harmonia consigo mesmo e com a criação que o rodeava, estava “destinado a não morrer” (Cat n. 1008), embora tivesse uma natureza mortal. A morte, pois, foi contrária aos desígnios de Deus Criador, e entrou no mundo como conseqüência do pecado.
1.2 A Morte é Transformada por Cristo
Porém, Deus, através de seu Filho Jesus, que assumiu a natureza humana e sofreu também Ele a morte, transformou a morte em porta para o Céu, para aqueles que aceitam a Salvação que Jesus trouxe. E assim, graças a Cristo, a morte cristã tem um sentido positivo: Se morremos “com Cristo”, podemos transformar nossa própria morte num ato de obediência e de amor para com o Pai, e vir conseqüentemente a “com Cristo viver” para sempre. Graças a isto, é que São Paulo pode dizer: “Para mim, o viver é Cristo, e morrer é lucro” (Fl 1, 21).
1.3 A Morte é o Acontecimento Final da Vida Terrestre Tomar Ecle 12,1.7
A morte é, assim, no seu sentido cristão, o fim da peregrinação terrestre do homem, do tempo de Graça e de Misericórdia que Deus oferece para que realizemos nossa vida segundo seu projeto e para decidirmos nosso destino último.
Ensina o Catecismo, apoiado em Hebreus 9, 27: “Quando tiver terminado o único curso da nossa vida terrestre, não voltaremos mais a outras vidas terrestres” (Cat n. 1013). Não existe pois reencarnação após a morte e é muito importante assistir às pessoas gravemente enfermas a fim de que se possam preparar conscientemente para a morte, pois o último ato livre anterior à morte decide toda a sorte póstuma do indivíduo, e somente na vida presente é dado converter-nos. Como não sabemos “o dia nem a hora”, cumpre preparar-nos sempre para este dia, em que se manifestará definitivamente o estado interno em que vivemos. Cumpre pois, a cada dia, deixarmos que se forme em nós a criatura nova, enquanto se definha o velho homem: “Enquanto nosso homem exterior vai definhando, o nosso homem interior vai-se renovando de dia a dia (II Cor 4, 16).
2. O JUÍZO PARTICULAR (CAT 1021 E 1022)Tomar Lc 16, 19-31/Lc 23, 43II Cor 5, 6s
Pode-se dizer, de acordo com a sã doutrina da Igreja, que o ser humano, logo após a morte, recebe de Deus uma iluminação em sua alma, em conseqüência da qual toma plena consciência do que foi realmente a sua vida terrestre e do seu real sentido e valor. Torna-se-lhe claro tudo o que fez e omitiu, de bem e de mal, até os últimos pormenores. Vê também sua posição diante de Deus, e se identifica com o juízo de Deus a respeito de cada um dos seus pensamentos, palavras, atos e omissões. Durante a vida terrestre, ainda podemos fugir de nós mesmos, de encarar nossa realidade à luz de Deus, mas logo após a morte não há essa possibilidade. Tudo se lhe torna transparente. E nesse momento, o amor que tem a Deus pode compeli-lo irresistivelmente à Bem-Aventurança Celeste ou ao estado prévio à visão de Deus (o purgatório); de forma análoga, o ódio ao Criador, uma vez comprovado, faz que a alma se afaste para longe do Senhor.
3. O PURGATÓRIO (CAT 1030 A 1032)Tomar I Cor 3, 10-16/Mt 5, 25s
O Magistério da Igreja se pronunciou oficialmente sobre o Purgatório no Concílio de Lião II, em 1274, nos seguintes termos: “Se (os cristãos que tenham pecado) falecerem realmente possuídos de contrição e piedade, antes, porém de ter feito dignos frutos de penitência por suas obras más e por suas omissões, suas almas depois da morte, são purificadas pelas penas purgatórias... Para aliviar estas penas, são de proveito os sufrágios dos fiéis vivo, a saber: O sacrifício da Missa, as orações, esmolas e outras obras de piedade que, conforme as instituições da Igreja, são praticadas habitualmente pelos cristãos em favor de outros fiéis”.
Explicações:
O amor de Deus não pode coexistir com tendências desregradas de egoísmo, vaidade, covardia, etc. Estas tendências são cada vez mais arraigadas no interior do homem, quanto mais ele peca. E o pecado deixa cicatrizes tais na sua alma, que mesmo depois de inteiramente perdoado por Deus no Sacramento da Reconciliação, o amor do pecador a Deus não é suficiente para extinguir o amor ao pecado renunciado. A eliminação deste amor desordenado pode ocorrer na vida presente por efeito da virtude da penitência do cristão, que assim destrói em si o chamado “corpo do pecado”. Caso isto não se dê, resta a oportunidade de o fazer no purgatório, pois ninguém pode ver Deus face a face se não ama como deve.
No purgatório não há fogo condenatório, mas um fogo purificador numa amarga consciência de ter esbanjado ou ignorado o amor de Deus que o cercava, e que por isto lhe é adiada a entrada no gozo definitivo de Deus, e condicionada às orações, às Eucaristias e aos méritos das orações dos cristãos aqui na terra, já que no purgatório ninguém pode aumentar por si mesmo seu amor a Deus.
4. O CÉU (CAT 1023 A 1029)Tomar Lc 13, 29/Lc 14, 16-24/ Mt 8, 11/Mt 22, 1-14/Mt 25, 1-12
O Papa Bento XII, em 1336, definiu solenemente a doutrina da Bem-Aventurança Celeste, concedida por Deus àqueles que morrem na Graça e amizade de Deus, e totalmente purificados de suas faltas: “Os Bem-Aventurados vêem a essência divina em visão intuitiva ou face a face, sem que a visão de alguma criatura se interponha; a essência divina se lhes mostra imediatamente sem véu, clara e abertamente. Vendo-a, nela se deleitam. Por tal visão e fruição, as almas são realmente felizes, possuem a vida e o repouso eterno”.
Como nenhuma criatura pode ver Deus por suas próprias faculdades, o Senhor mesmo robustece sua mente, infundindo-lhe a chamada “luz de glória”, pela qual contemplam as três Pessoas Santíssimas e todos os atributos de Deus, a Virgem Maria, os Anjos e todos os Bem-Aventurados. Além disso, vêem o plano de Deus sobre este mundo e as criaturas que estão diretamente relacionadas com cada qual (parentes, amigos, dependentes...) Veremos o autêntico valor de cada uma das criaturas, sem nos deixar iludir por aparências, como freqüentemente acontece na terra.
Aquele que está no Céu goza também da felicidade que lhe vem da inteligência e da vontade inteiramente submissa a Deus e identificadas com Ele.
No céu há vida plena e dinamismo, não no sentido de aperfeiçoamento, mas na afirmação de uma vida que chegou ao pleno desenvolvimento. Não há monotonia, porque o tédio é próprio da limitação desta vida, cujos bens são inadequados aos desejos do nosso espírito. Deus, por ser infinito, nenhum fastio pode gerar.
5. O INFERNO (CAT 1033 A 1037)Tomar Mt 13, 24-30/Mt 13, 47-50/Lc 16, 19-31/I Tim 5, 6. 11. 15/Gl 5, 19-21 II Cor 6, 9s/II Cor 2, 15/Ef 5, 5/II Tim 2, 12-20.
Em todo ser humano existe a tendência para o Bem infinito, que é Deus, porque Ele veio de Deus para voltar a Deus, maior felicidade que pode alcançar. Além disto, existe em todo homem uma vontade livre, que pode optar tanto pelo bem como pelo mal. Se a pessoa opta pelo bem e de acordo com a vontade divina dirige todos os seus atos, caminha para o Céu. Porém, se durante a vida faz contínuas opções por bens ilusórios, contrários à orientação divina, começa a viver em estado de dilaceração interior, e pode esconder de si e dos outros esta crise interior por uma vida de prazeres. Se porém, no último instante de sua existência se achar deliberada e voluntariamente voltado contra Deus, por opções incompatíveis com o amor ele, se condena a ficar definitivamente longe do Bem infinito, não porque Este não o ame ou não o tenha buscado até o fim, mas porque definitivamente optou contra Deus. A este estado irreversível se chama inferno.
Não há arrependimento depois da morte, pois esta estabiliza o homem na sua última opção. Aquele que está no inferno julga tudo de acordo com sua inclinação depravada, pois fez uma opção definitiva. Notemos que, para ir ao inferno, é necessário que tenha existido, em vida, consciência lúcida e vontade deliberada na adesão ao mal, e a morte o tenha encontrado assim.
Artigo da Escola de Formação Shalom
escoladeformacao@comshalom.org
CREIO NA RESSURREIÇÃO DA CARNE
INTRODUÇÃO
Chamamos de "novíssimos" aos acontecimentos finais que se referem ao ser humano, de modo individual (a morte, o juízo particular, o purgatório, o céu ou o inferno) e de modo coletivo (Ressurreição dos mortos, segunda vinda de Cristo, Juízo final).
1. MORRER EM CRISTO (CAT 1005 A 1020)
Ensina o Catecismo da Igreja Católica que, para ressuscitar com Cristo, é preciso “deixar a mansão deste corpo”(II Cor 5,8). Considerando apenas o aspecto científico, a morte pode ser definida como a separação de corpo e alma, que se dá em virtude do desgaste da corporeidade (coração, pulmões, fígado, etc.) da pessoa. Tal fato é natural aos olhos da biologia, mas bem complexo aos olhos da fé, porque por ela sabemos que tudo não termina aí, mas começa um momento decisivo acerca do destino eterno do homem, que está relacionado com o Bem Supremo para o qual ele foi Criado: Deus, o seu Criador.
Para aquele que vê a vida e a morte como um mero acontecimento biológico, seu comportamento pode ser tanto de uma busca desenfreada pelos bens terrenos, como pode decair num tremendo descaso por si mesmo e pelos outros, e tais atitudes de vida chegam a comprometer terrivelmente seu destino final. Resta a Misericórdia divina, que busca o homem até o fim. Porém se cumpre compreender hoje tais acontecimentos à luz da fé, a fim de se deixar iluminar pela luz da doutrina verdadeira e bem gozar destes momentos finais pelos quais todos iremos passar.
1.1 A Morte é Conseqüência do Pecado Tomar Sb 1, 13/ Sb 2, 24
Deus não fez a morte nem tem prazer algum em que passemos por ela, mas foi por inveja do diabo que ela entrou no mundo. De fato, como ensina o Catecismo, o primeiro homem, constituído em uma amizade com o seu Criador e em harmonia consigo mesmo e com a criação que o rodeava, estava “destinado a não morrer” (Cat n. 1008), embora tivesse uma natureza mortal. A morte, pois, foi contrária aos desígnios de Deus Criador, e entrou no mundo como conseqüência do pecado.
1.2 A Morte é Transformada por Cristo
Porém, Deus, através de seu Filho Jesus, que assumiu a natureza humana e sofreu também Ele a morte, transformou a morte em porta para o Céu, para aqueles que aceitam a Salvação que Jesus trouxe. E assim, graças a Cristo, a morte cristã tem um sentido positivo: Se morremos “com Cristo”, podemos transformar nossa própria morte num ato de obediência e de amor para com o Pai, e vir conseqüentemente a “com Cristo viver” para sempre. Graças a isto, é que São Paulo pode dizer: “Para mim, o viver é Cristo, e morrer é lucro” (Fl 1, 21).
1.3 A Morte é o Acontecimento Final da Vida Terrestre Tomar Ecle 12,1.7
A morte é, assim, no seu sentido cristão, o fim da peregrinação terrestre do homem, do tempo de Graça e de Misericórdia que Deus oferece para que realizemos nossa vida segundo seu projeto e para decidirmos nosso destino último.
Ensina o Catecismo, apoiado em Hebreus 9, 27: “Quando tiver terminado o único curso da nossa vida terrestre, não voltaremos mais a outras vidas terrestres” (Cat n. 1013). Não existe pois reencarnação após a morte e é muito importante assistir às pessoas gravemente enfermas a fim de que se possam preparar conscientemente para a morte, pois o último ato livre anterior à morte decide toda a sorte póstuma do indivíduo, e somente na vida presente é dado converter-nos. Como não sabemos “o dia nem a hora”, cumpre preparar-nos sempre para este dia, em que se manifestará definitivamente o estado interno em que vivemos. Cumpre pois, a cada dia, deixarmos que se forme em nós a criatura nova, enquanto se definha o velho homem: “Enquanto nosso homem exterior vai definhando, o nosso homem interior vai-se renovando de dia a dia (II Cor 4, 16).
2. O JUÍZO PARTICULAR (CAT 1021 E 1022)Tomar Lc 16, 19-31/Lc 23, 43II Cor 5, 6s
Pode-se dizer, de acordo com a sã doutrina da Igreja, que o ser humano, logo após a morte, recebe de Deus uma iluminação em sua alma, em conseqüência da qual toma plena consciência do que foi realmente a sua vida terrestre e do seu real sentido e valor. Torna-se-lhe claro tudo o que fez e omitiu, de bem e de mal, até os últimos pormenores. Vê também sua posição diante de Deus, e se identifica com o juízo de Deus a respeito de cada um dos seus pensamentos, palavras, atos e omissões. Durante a vida terrestre, ainda podemos fugir de nós mesmos, de encarar nossa realidade à luz de Deus, mas logo após a morte não há essa possibilidade. Tudo se lhe torna transparente. E nesse momento, o amor que tem a Deus pode compeli-lo irresistivelmente à Bem-Aventurança Celeste ou ao estado prévio à visão de Deus (o purgatório); de forma análoga, o ódio ao Criador, uma vez comprovado, faz que a alma se afaste para longe do Senhor.
3. O PURGATÓRIO (CAT 1030 A 1032)Tomar I Cor 3, 10-16/Mt 5, 25s
O Magistério da Igreja se pronunciou oficialmente sobre o Purgatório no Concílio de Lião II, em 1274, nos seguintes termos: “Se (os cristãos que tenham pecado) falecerem realmente possuídos de contrição e piedade, antes, porém de ter feito dignos frutos de penitência por suas obras más e por suas omissões, suas almas depois da morte, são purificadas pelas penas purgatórias... Para aliviar estas penas, são de proveito os sufrágios dos fiéis vivo, a saber: O sacrifício da Missa, as orações, esmolas e outras obras de piedade que, conforme as instituições da Igreja, são praticadas habitualmente pelos cristãos em favor de outros fiéis”.
Explicações:
O amor de Deus não pode coexistir com tendências desregradas de egoísmo, vaidade, covardia, etc. Estas tendências são cada vez mais arraigadas no interior do homem, quanto mais ele peca. E o pecado deixa cicatrizes tais na sua alma, que mesmo depois de inteiramente perdoado por Deus no Sacramento da Reconciliação, o amor do pecador a Deus não é suficiente para extinguir o amor ao pecado renunciado. A eliminação deste amor desordenado pode ocorrer na vida presente por efeito da virtude da penitência do cristão, que assim destrói em si o chamado “corpo do pecado”. Caso isto não se dê, resta a oportunidade de o fazer no purgatório, pois ninguém pode ver Deus face a face se não ama como deve.
No purgatório não há fogo condenatório, mas um fogo purificador numa amarga consciência de ter esbanjado ou ignorado o amor de Deus que o cercava, e que por isto lhe é adiada a entrada no gozo definitivo de Deus, e condicionada às orações, às Eucaristias e aos méritos das orações dos cristãos aqui na terra, já que no purgatório ninguém pode aumentar por si mesmo seu amor a Deus.
4. O CÉU (CAT 1023 A 1029)Tomar Lc 13, 29/Lc 14, 16-24/ Mt 8, 11/Mt 22, 1-14/Mt 25, 1-12
O Papa Bento XII, em 1336, definiu solenemente a doutrina da Bem-Aventurança Celeste, concedida por Deus àqueles que morrem na Graça e amizade de Deus, e totalmente purificados de suas faltas: “Os Bem-Aventurados vêem a essência divina em visão intuitiva ou face a face, sem que a visão de alguma criatura se interponha; a essência divina se lhes mostra imediatamente sem véu, clara e abertamente. Vendo-a, nela se deleitam. Por tal visão e fruição, as almas são realmente felizes, possuem a vida e o repouso eterno”.
Como nenhuma criatura pode ver Deus por suas próprias faculdades, o Senhor mesmo robustece sua mente, infundindo-lhe a chamada “luz de glória”, pela qual contemplam as três Pessoas Santíssimas e todos os atributos de Deus, a Virgem Maria, os Anjos e todos os Bem-Aventurados. Além disso, vêem o plano de Deus sobre este mundo e as criaturas que estão diretamente relacionadas com cada qual (parentes, amigos, dependentes...) Veremos o autêntico valor de cada uma das criaturas, sem nos deixar iludir por aparências, como freqüentemente acontece na terra.
Aquele que está no Céu goza também da felicidade que lhe vem da inteligência e da vontade inteiramente submissa a Deus e identificadas com Ele.
No céu há vida plena e dinamismo, não no sentido de aperfeiçoamento, mas na afirmação de uma vida que chegou ao pleno desenvolvimento. Não há monotonia, porque o tédio é próprio da limitação desta vida, cujos bens são inadequados aos desejos do nosso espírito. Deus, por ser infinito, nenhum fastio pode gerar.
5. O INFERNO (CAT 1033 A 1037)Tomar Mt 13, 24-30/Mt 13, 47-50/Lc 16, 19-31/I Tim 5, 6. 11. 15/Gl 5, 19-21 II Cor 6, 9s/II Cor 2, 15/Ef 5, 5/II Tim 2, 12-20.
Em todo ser humano existe a tendência para o Bem infinito, que é Deus, porque Ele veio de Deus para voltar a Deus, maior felicidade que pode alcançar. Além disto, existe em todo homem uma vontade livre, que pode optar tanto pelo bem como pelo mal. Se a pessoa opta pelo bem e de acordo com a vontade divina dirige todos os seus atos, caminha para o Céu. Porém, se durante a vida faz contínuas opções por bens ilusórios, contrários à orientação divina, começa a viver em estado de dilaceração interior, e pode esconder de si e dos outros esta crise interior por uma vida de prazeres. Se porém, no último instante de sua existência se achar deliberada e voluntariamente voltado contra Deus, por opções incompatíveis com o amor ele, se condena a ficar definitivamente longe do Bem infinito, não porque Este não o ame ou não o tenha buscado até o fim, mas porque definitivamente optou contra Deus. A este estado irreversível se chama inferno.
Não há arrependimento depois da morte, pois esta estabiliza o homem na sua última opção. Aquele que está no inferno julga tudo de acordo com sua inclinação depravada, pois fez uma opção definitiva. Notemos que, para ir ao inferno, é necessário que tenha existido, em vida, consciência lúcida e vontade deliberada na adesão ao mal, e a morte o tenha encontrado assim.
Artigo da Escola de Formação Shalom
escoladeformacao@comshalom.org
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