quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dia Litúrgico: Quinta-feira da 25ª semana do Tempo Comum

Dia Litúrgico: Quinta-feira da 25ª semana do Tempo Comum


Evangelho (Lc 9,7-9): Naquele tempo, o rei Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou confuso, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. Então Herodes disse: «Eu mandei cortar a cabeça de João... Quem será esse homem, sobre quem ouço falar estas coisas?». E procurava ver Jesus.

No livro do gênesis, no capítulo 3, vemos que o homem é atraído pela curiosidade através do ouvir. A desobediência, aparentemente inofensiva, dá entrada ao pecado em nossa vida. A pergunta de Deus: onde estás?é respondida por: ouvi...e ocultei-me. Vimos que ao desobedecer a ordem de Deus o homem não se escondeu como fez quando ouviu os passos de Deus. Porque o medo? Será que Ele é tão severo mais que o pecado? Adão mesmo responde: tive vergonha.

No tempo de Jesus, como nestes tempos, os poderosos, as pessoas que se apoiam nos seus bens e os tem como seu deus, ficam confusos como o rei Herodes ao ouvirem de Jesus a verdade que perturba seus corações. Jesus fala a verdade que liberta, não que aprisiona como o pecado como foi feito no início da história, uma vez enganado o homem procura seguir esse caminho, não porque quer, mas porque ele tem em si a concupiscência, a tendência a este caminho de mentira, de erro, de falsidade, mas também possui em seu interior a tendência ao bem, à verdade, à busca de Deus. É isto que Jesus deseja resgatar em nós, a verdade a dignidade de filhos de Deus conquistada por ele mesmo na cruz. A Herodes também foi dada a oportunidade da conversão. Vemos que Jesus não fala com Herodes pessoalmente, porém fala através do testemunho dos outros e isto incomoda porque não é mais ele, nem os profetas,mas agora são as pessoas que assumem em sua vidas a Boa Nova e a vivem em verdade. Esta atitude incomoda porque a verdade é amor doado e recebido do próprio Deus, através de Jesus. O povo começa a dar valor a este misterioso Deus que traz a alegria da liberdade.

Procurar Deus deve ser nossa atitude diária, para agradecer-lhe os dons que nos presenteia. Em nossos corações muitas vezes sentimos o vazio, a ausência de algo. Atribuímos à pessoas, coisas, mas se prestarmos atenção a estes sentimentos veremos que é de Deus, porque fomos criados nele e voltaremos para Ele. Ele é que nos dá alegria. Devemos buscá-lo nas coisas simples, nos humildes porque ele também era humilde, nos pecadores, pois Ele entendia seus sentimentos e os amava. Estas pessoas tinham encontrado Jesus, aquele verdadeiro Rei que as libertou do pecado devolvendo a liberdade, não por um momento, mas para toda a vida.

Senhor Jesus, que eu esteja disposto a te procurar a cada manhã através da minha oração, da contemplação da natureza, no meu próximo. Pois O amo e não O deixarei. Mesmo se estiver difícil tentarei, com a sua força, perseverar meu Deus. Desperte em mim a inocência sem julgar as pessoas pela aparência e não deixar que o orgulho tome conta de mim. Conduze-me com o teu amor de Pai. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO. OBRIGADO. DEUS TE ABENÇOE!