sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Quem é Jesus?


Lc. 9,18-22: Aconteceu que Jesus 18estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19 Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”. 20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21 Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22 E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.

A pergunta de Jesus sobre o que dizem os homens sobre quem ele é, é respondida pelos discípulos que é João Batista, Elias ou um dos Profetas, mas ele deseja saber quem os seus dizem quem ele é. Então Pedro inspirado pelo Espírito diz: tu és o Cristo de Deus.

Jesus começa a falar das coisas que iriam acontecer: Sofrer, rejeitado, morto e ressuscitar no terceiro dia. Ninguém deseja seguir alguém que anuncia um fracasso ou derrota. Com certeza essas três palavras que Jesus falou causou tristeza, porque não compreendiam o que seria a ressurreição, Jesus proibiu que eles falassem para que eles conservassem no coração que Ele era o cristo de Deus. O povo esperava um Rei glorioso e vitorioso, porém Jesus se coloca ao lado dos mais fracos e desprezados, dando a eles dignidade e esperança que haviam perdido. Depois que Jesus reza ele está pronto para a resposta de seus discípulos. Qual era a opinião dos seus a respeito dele. Se haviam entendido a mensagem da Boa Nova.

Ressuscitar, Deus fez com que Jesus ressuscitasse por amor, para nos salvar. Precisamos viver a ressurreição a cada dia, a cada dificuldade. Deixar de lado o que nos aprisiona no pessimismo, nos faz sofrer, mas acolher aqueles que precisam de mim e principalmente abandonar o que nos leva à morte, o pecado que nos mata, o que nos ilude, nos cega. Tudo isso é necessário para que possamos viver sua grande promessa: uma vida nova, uma vida ressuscitada pelo seu infinito amor. Deus seja louvado. Ressuscitamos para seu amor nesse dia e vamos ao seu encontro dentro de nós mesmos.

Há um céu que começa em cada um de nós. Há uma escolha, um desafio, uma promessa e um desejo, em seu coração Deus espera por você. Há uma vocação, um chamado, uma pergunta, uma resposta. A resposta só virá a partir do momento que nós pararmos e procurarmos ouvir a voz do Pastor.

Nós cremos que Deus habita em nós e que faz de nós sua morada. Por isso somos convidados a cuidar de nós mesmos, porque somos templo seu e de nossos irmãos que também são habitação da Santíssima Trindade.

O céu começa em cada um de nós, a partir de nossas escolhas e atitudes. É através da oração que Deus vai se revelar a nós e nos ajudar na caminhada, Ele fez assim com Jesus e durante toda a historia da Igreja.

Ir. João Ramiro T. Fernandes C.M.S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO. OBRIGADO. DEUS TE ABENÇOE!