quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Evangelho (Mt 15,21-28)

Naquele tempo, 21 Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. 22 Eis que uma mulher Cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!” 23 Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”. 24 Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. 25 Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” 26 Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-los aos cachorrinhos”. 27 A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” 28 Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E desde aquele momento sua filha ficou curada.

Reflexão:
Hoje encontramos no evangelho uma experiência diferente que Jesus está passando, em bora ele sendo o enviado do Pai ainda ele tinha compreensão humana da salvação, na sua época acreditava-se que somente os Judeus é que poderiam se salvar e que eram escolhidos e Deus, o povo eleito, o resto do mundo se não se convertesse a sua religião eram desprezados, nesse contesto encontramos uma mulher que está passando por dificuldades, e  já pelo fato de não ser judia era desprezada, imaginemos ela então indo ao encontro de Jesus para pedir a cura e quase que sem forças encontra o senhor que faz um questionamento de fé.
Aqui podemos destacar dois pontos:
-Jesus reconhece que a salvação é para todos e que todos são merecedores de tal promessa se crer nele;
-a atitude da mulher de não desistir, mas ser continua em sua busca e pela humildade conseguir sua meta;
Já não é de agora que os santos da igreja nos dizem que de uma alma humilde Deus está perto, com tal mulher não foi diferente, aonde está imprimida a imagem de um povo sofredor angustiado por resposta, aonde está, por que não, nossa própria imagem que anseia por ser feliz, cansado de buscar no vazio precisando encontrar aquele que nos sustenta. E Jesus através desta busca, teve a iluminação do espirito santo percebeu que a partir daquele momento a salvação se estenderia para todos, assim também foi com Pedro, para nós neste dia acredito eu que cabe ter um pouco mais de fé e acreditar mas em Jesus, tenhamos á audácia de se colocar a seus pés pedir a graça da humildade, deixando que ele estenda está promessa até nossa família e vida, tenhamos fé assim como o santo do dia que foi até outro lado do mundo para levar está esperança de vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO. OBRIGADO. DEUS TE ABENÇOE!