sábado, 27 de julho de 2013

REFLEXÃO EVANGELHO 17º DOMINGO TEMPO COMUM

Evangelho (Lc 11,1-13)
1 Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um dos seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”.
2 Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3 Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, 4 e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”
5 E Jesus acrescentou: “Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6 porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7 e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8 eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário.
9 Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10 Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá.
11 Será que algum de vós, que é pai, se o filho lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12 Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião?
13 Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”

Reflexão:
No evangelho de hoje temos uma referência mostrando um caminho para chegar até Deus. Nosso Senhor nos permite chamá-lo de amigo e destaca que um amigo, sempre estará pronto para atendê-lo, mesmo se for por um motivo de incômodo. Jesus sabe que um amigo faz tudo com amor não por obrigação e Ele mesmo se coloca neste lugar lembrando que se formos até Ele de alguma forma vai nos atender.
Por outro lado, nosso Senhor nos entrega seu tesouro, sua oração. Esta oração que até hoje rezamos pedindo a Deus as graças do seu perdão e de sua ajuda, Deus que sempre nos ouve, nunca se cansa de estar ao nosso lado como um amigo, mas também como um Pai que sabe o que cada um necessita.
Vejamos em nossa vida quantas vezes nós estivemos perto de Deus como amigo contando com sua ajuda, porém se não for como nós desejávamos, ficamos tristes até mesmo descrentes, deste Deus amor e misericórdia. Assim como no evangelho o amigo não vê se o outro se levantou, mas soube que ele o ouviu, porque ele respondeu, assim também Deus não se faz diferente conosco, Ele nos ouve a todo o momento, tenhamos fé e esperança, o meio mais rápido é através da oração.

Rezamos a Deus por nossas mais íntimas necessidades e pelos demais irmãos, sempre tendo em vista que Deus não quer nosso pior, mas faz tudo por nós para nosso favor pois Ele nos ama. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO. OBRIGADO. DEUS TE ABENÇOE!