quarta-feira, 27 de junho de 2012

São Cirilo de Alexandria

27 de Junho



O Santo de hoje foi um bonito exemplo de luta e dedicação à Igreja, assumindo a Igreja do Egito em uma das épocas mais difíceis da história da Igreja do Oriente, na luta pela Ortodoxia, em nome do papa São Celestino, do ano 412 a 444. Nasceu em 370, foi demorado o reconhecimento, pelo menos pela Igreja do Ocidente, a santidade deste Bispo e de fato foi reconhecido somente no papado de Leão XIII, foi estendida a toda igreja latina e lhe foi atribuído o título de doutor.

Ele escreveu, quando experimentou as humilhações do cárcere: ’’Nós, pela fé em Cristo, estamos prontos a sofrer tudo: algemas, cárcere, todos os incômodos da vida e a própria morte’’. Defendeu Maria e sua divina maternidade no Concílio de Éfeso, elaborando uma autêntica e límpida teologia da Encarnação. “O Emanuel tem certamente duas naturezas: a divina e a humana. Todavia, o Senhor Jesus é um só único e verdadeiro filho natural de Deus, ao mesmo tempo Deus e homem, não um homem deificado, semelhante àqueles que pela graça se tornaram partícipes da natureza divina, mas Deus verdadeiro que para a nossa salvação apareceu na forma humana”.

Pronunciou o célebre Sermão em louvor à Mãe de Deus, colocando a importância da missão de Nossa Senhora, que é verdadeira Mãe de Deus, pela parte que teve na concepção e no parto da humanidade do Verbo feito Carne.

Era um teólogo de olhar penetrante, tinha uma boa oratória, envolvente, e ao mesmo tempo um pastor vigilantes das almas. Foi responsável pelas Cartas Pastorais expressas em 29 homilias pascais e deixou 156 homilias sobre São Lucas.

São Cirilo de Alexandria, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO. OBRIGADO. DEUS TE ABENÇOE!