quarta-feira, 20 de junho de 2012

São João Fisher e Tomás More

20 de junho de 2012




Os dois santos de hoje são dois homens que morreram pela sua fé, como dizia Papa Pio XI sobre eles: ’’Dois exemplos de fidelidade aos cristãos da nossa época’’. Eles foram mortos a machadadas, pois não concordavam, não aderiram ao chamado ‘’Ato de supremacia’’ que o rei Henrique III tinha se proclamado chefe da igreja nacional da Inglaterra, porque o papa se negara a dar o divórcio de sua primeira esposa, para ele ficar com uma outra.

João Fischer nasceu em Beverley em 1469 ordenado padre aos 22 anos de idade, se tornou bispo da pequena diocese de Rochester, no ano de 1504 e também como Chanceler da universidade de Cambridge, ganhou do papa Paulo III a dignidade Cardinalícia. Um mês após morreu no dia 22 de junho de 1535.

Tomás More, faleceu 15 dias depois da morte de João, Tomás sempre quis se entregar a Deus com um monge cartuxo, porém empreendeu a carreira legal, subindo ao ápice da notoriedade com a nomeação de chanceler da Inglaterra, em 1529. Levantava as duas da manhã para rezar ate as sete , após iria a Santa Missa; esperou a sua condenação fechado em uma torre em Londres, no dia 1º de julho de 1535. Enquanto isso escreveu o livro O Diálogo do conforto contra as tribulações, uma obra-prima da língua inglesa. Corajoso e tranqüilo sobre o patíbulo, ainda encontrou forças para brincar com seu carrasco: “Ajude-me a subir; para descer, deixe por minha conta.” Após a sua morte a sua cabeça o exposta encima de um poste, na ponte de Londres, durante um mês. A sua filha Margarida pagou uma grande soma para evitar que fosse jogada ao mar.

São João Fisher e Tomás More, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO. OBRIGADO. DEUS TE ABENÇOE!