sábado, 20 de agosto de 2011

Evangelho do Dia

         Evangelho (Mateus 23,1-12)


      Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. 5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas. 6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre.
      8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

Meditação
      Nas comunidades de Mateus, muitos judeus que se tinham convertido ao cristianismo ainda se mantinham presos aos antigos costumes da tradição judaica e queriam ter privilégios frente aos de origem pagã que se tinham convertido ao cristianismo. Diante dessa atitude ou pretensão, o Evangelho alerta para que ninguém queira ocupar o lugar de Deus em meio aos homens, mas sim que todos vivam como irmãos. E quem exerce um ministério na comunidade, que é escolhido para estar à frente do povo, deve fazê-lo com espírito de serviço e caridade.
      Que no dia de hoje, meus irmãos e minhas irmãs, nós possamos viver a alegria de filhos e filhas amados de Deus. Que possamos nos sentir sempre mais irmãos de todos, tendo Cristo como caminho a ser seguido e como ideal a ser alcançado. Ele, que sendo Deus se fez servo de todos.

Compromisso do dia
      Como compromisso do dia de hoje, vamos procurar ouvir mais Deus em nosso coração. Também vamos tentar ouvir mais, tentar entender mais as pessoas, principalmente aquelas que pouco são ouvidas, dispondo do nosso tempo para estar com elas.

Que Deus vos abençoe e vos proteja!
                                     Diácono Neimar Demarco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO. OBRIGADO. DEUS TE ABENÇOE!