segunda-feira, 15 de agosto de 2011

   Evangelho (Mateus 19,16-22)

     Segunda-Feira, 15 de Agosto de 2011
     20ª Semana Comum

   Naquele tempo, 16alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” 17Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, 19honra teu pai e tua mãe, e ama o teu próximo como a ti mesmo”.
   20O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. Que ainda me falta?” 21Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

   O Evangelho de hoje nos mostra, um questionamento sobre felicidade e liberdade;
   Jesus nesta conversa não manda, mas dá um conselho que ainda hoje é valido “vai vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres...”, em cima dessa luz hoje apresentada a nós, precisamos refletir sobre as riquezas que nos impedem de seguir o Cristo crucificado e de sermos perfeitos na nova justiça, que é de seguir a Deus e servir ao próximo.
   Notamos que neste Evangelho, o evangelista não cita no início quem é o personagem que conversa com Jesus, justamente para que nós ao lermos, possamos nos colocar nesta conversa, em que Jesus coloca nele seu olhar de amor filial; também Jesus pergunta para esta pessoa, não meras leis do mandamento de Deus, mas leva à interioridade e integralidade, sobre os questionamentos que giram em torno da vida humana “Não matarás, não cometerás adultério, não roubaras, não levantarás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe e ama teu próximo como a ti mesmo.”
   Mas Jesus vai além, pois tudo isto e muito mais ele perdoa, ele precisava saber se esta pessoa queria ser realmente perfeito e questiona o seu coração, então nos perguntamos onde está o nosso coração? Em quê estou apegado? O que me impede de ser mais livre? Jesus não deseja nos condenar e nem quer que pensemos que segui-lo é difícil, porem fácil.
   E somente no final Mateus revela quem é o personagem que conversa com Jesus, um jovem, isto nos faz refletir que nós jovens, precisamos estar atentos, pois corremos o risco de nos distanciar desse Deus que é amor e que deseja amar a cada um de nós como filhos.

PROPOSITO DO DIA:
Rezar pelas vocações
Pelos jovens
Rezar para que Deus me mostre o que preciso renunciar para ser feliz, neste dia.

UM BOM DIA E UMA ÓTIMA SEMANA

Irmão João Ramiro Torres Fernandes



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO. OBRIGADO. DEUS TE ABENÇOE!