quarta-feira, 24 de agosto de 2011



São Bartolomeu
SãoBartolomeu (Natanael Apóstolo)

São Bartolomeu Apóstolo foi um dos apóstolos de Jesus Cristo. Nascido em Caná, a 14 quilômetros de Nazaré, na Galiléia. Filho de Talmay. Ssegundo a tradição, ele é o Natanael de que falam outras passagens. Foi apresentado a Jesus por São Filipe que comunicou a Natanael (São Bartolomeu) que havia encontrado o Messias, e que esse provinha de Nazaré, ao que Natanael responde dura e preconceituosamente: "De Nazaré pode vir alguma coisa boa?" (Jo 1, 46a). Essa observação é importante indicador das expectativas judaicais quanto à vinda do Messias, então tidas.

Sua franqueza o faz merece um elogio do Senhor: "Aqui está um verdadeiro Israelita, em quem não há fingimento" (Jo 1, 47), ao qual o apóstolo responde: "Como me conheces?". Jesus responde : "Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas sob a figueira". Após essa revelação de Jesus, Natanael faz a sua adesão ao Mestre: "Rabi, tu és o filho de Deus, tu és o Rei de Israel".(São João 1,49)

De suas atividades apostólica não temos maiores informações. Uma antiga tradição armênia afirma que São Bartolomeu teria pregado o cristianismo até na Índia. Depois que naquela região converteu muitos a Cristo, superando extremas dificuldades, passou para a Armênia Maior, onde converteu o rei Polímio, a sua esposa e muitos outros homens, em mais de doze cidades. Essas conversões, no entanto, provocaram uma enorme inveja dos sacerdotes locais, que, por meio do irmão do rei Polímio, conseguiram a ordem de tirar a sua pele e depois decapitá-lo.

Na Capela Sistina ele é pintado segurando a própria pele na mão esquerda e na outra o instrumento de seu suplício, um alfange. Segundo a Tradição, mais tarde suas relíquias foram levadas para a Europa e jazem em Roma, na Igreja a ele dedicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO. OBRIGADO. DEUS TE ABENÇOE!