segunda-feira, 29 de agosto de 2011



MARTIRIO DE SÃO JOÃO BATISTA
Hoje com alegria olhamos para o testemunho deste grande santo que dedicou sua vida e doou-a  por amor a verdade.
Filho de Isabel e Zacarias. A sua educação foi grandemente influenciada pelas acções religiosas e pela vida no templo, uma vez que o seu pai era um sacerdote.

É perspectiva comum que a principal influência na vida de João terá sido o registros que lhe chegaram sobre o profeta Elias. Mesmo a sua forma de vestir com peles de animais e o seu método de exortação nos seus discursos públicos, refere mesmo que existia uma incidência do Espírito de Elias nas acções de João.

O Discurso principal de João era a respeito da vinda do Messias. Grandemente esperado por todos os judeus. Pregou a respeito “daquele que viria”, do qual não seria digno nem de apertar as correias das sandálias.

João advertia os judeus e convertia gentios, e isto tornou-o amado por uns e desprezado por outros. Esta teria sido a inovação de João: a abertura à conversão dos gentios, causando assim muita polémica. João não queria simpatia. Ele pregava a mudança.Chegou a chamar o seu público de "raça de víboras".

João acusou Herodes e repreendeu-o no seu discurso, por este ter uma ligação com a sua cunhada Herodíades, que era mulher de Filipe (irmão de Herodes Antipas I). Esta acusação pública chegou aos ouvidos do tetrarca e valeu-lhe a prisão e a decapitação alguns meses mais tarde.
Herodiades, por intermédio de sua filha, conseguiu do Rei a morte de João e a sua cabeça em uma bandeja de prata.

Após a sua morte, os discípulos de João providenciaram o sepultamento do seu corpo e levaram a notícia ao seu primo Jesus.
São João Batista, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO. OBRIGADO. DEUS TE ABENÇOE!