quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SÃO LUÍS IX




DIA 25 DE AGOSTO

Comemoramos hoje São Luís IX. Luís IX foi rei da França. Nasceu em Poissy a 25 de abril de 1214. Filho de Luís VIII e de Branca de Castela. Família piedosa e zeloza. Após o Batismo sua mãe o aconselhava: "Filhinho, agora és um templo do Espírito Santo, conserva sempre teu coração puro e jamais o manches com o pecado".

Seu pai faleceu quando tinha 12 anos de idade. Pôde ser coroado aos 21 anos. Sua mãe tomou as rédeas do poder e manteve o filho longe de uma vida de depravação e de pecado, tão comum das cortes. Mas Luís, já nessa idade, possuía as virtudes que o levaram à santidade - a piedade e a humildade -, e que o fizeram o modelo de "rei católico". Casou-se com Margarida de Provença, que também cultivava as virtudes. Tiveram dez filhos, todos educados como eles e por eles.

São Luís era penitente, humilde, homem de oração e caridade; participava com tanta perseverança da Santa Missa diária que, ao ser provocado por nobres, respondia: "Se eu dedicasse tempo dobrado para os jogos ou para a caça, ninguém repreenderia!" Buscava intensamente viver a justiça do Reino de Deus enquanto rei e cristão, por isso praticava o que aconselhava: "Não tiremos o bem dos outros nem sequer para o dar a Deus".

Construiu a igreja Sainte-Chapelle, que pode ser visitada em Paris, onde abriga numa redoma de cristal a Coroa de espinhos de Cristo.

Após uma grave enfermidade, prometeu empreender cruzada contra os turcos muçulmanos que ocupavam a Terra Santa. Cumpriu sua promessa, embora não tenha tido êxito. Certa vez ficou preso 5 anos e depois de solto empenhou-se em mais uma cruzada que o vitimou com uma peste mortífera: tifo,

Entrou no Céu a 25 de agosto de 1270. Papa Bonifácio VIII o canonizou em 1297.

São Luís, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO. OBRIGADO. DEUS TE ABENÇOE!