domingo, 21 de agosto de 2011

Evangelho do Dia

Assunção de Nossa Senhora

Evangelho (Lucas 1,39-56)

Naqueles dias, 39Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia.
40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel.
41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam.
51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.
56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

Meditação
Hoje a Igreja celebra a Assunção de N. Senhora.
O dogma da Assunção refere-se a que a Mãe de Deus, no fim de sua vida terrena foi elevada em corpo e alma à glória celestial. Este dogma de fé foi proclamado ex cathedra pelo Papa Pio XII, no dia 1º de novembro de 1950, por meio da Constituição Munificentissimus Deus.

O capítulo 12 de Apocalipse, refere-se não diretamente a Maria, mas sim à Igreja vitoriosa e à comunidade perseguida pelo dragão que persegue esse projeto do Reino de Deus que está nascendo no seio das comunidades. Como ele não alcança o filho então persegue a mãe (a Igreja/comunidade).

Como Maria a Igreja também está cheia do Espírito Santo e O leva a todos os fiéis assim como Maria levou a Isabel. Maria leva consigo Jesus, assim também todos nós somos chamados a dizer o nosso sim ao projeto de Deus e levar Jesus às diversas realidades de nossas vidas. Maria parte em missão, sai da região gentílica da pequena localidade da Galileia e parte por um caminho montanhoso até chegar à casa de Zacarias, um sacerdote do Templo de Jerusalém. Mais tarde Jesus também fará este trajeto para do enfrentamento final de seu ministério e de sua vida terrena.
Maria saúda Isabel, e esta fica cheia do Espírito Santo, da mesma forma como Maria ficou frente a saudação do anjo.
Maria é bem aventurada por que acreditou, e com isso, foi cumprido o que o Senhor lhe prometeu. Assim Maria se torna o modelo do povo que acredita. O cântico de Maria e sua bem-aventurança, são a expressão da bem aventurança dos pobres, dos oprimidos, dos excluídos, que trazem consigo a disponibilidade para realizar a vontade de Deus e ser protagonistas na construção do reino de Deus – trazendo a esperança de um mundo novo, onde reina o amor e a justiça.

Hoje também dentro do mês vocacional, a Igreja celebra o dia dos religiosos e das religiosas. Pessoas que consagram suas vidas a Deus de modo singular, buscando sempre mais uma configuração a Jesus Cristo através da vivência fraterna e dos Conselhos evangélicos. No entanto o ‘mundo’ (dragão – tudo o que vai contra a vida) os odeia e os reprova pela sua opção de consagração ( faça-se em mim...) Cf. Jo 17,14.

Mas por que o ‘mundo’ odeia os consagrados?
Pelo fato de que as suas potencialidades humanas sejam colocadas à serviço da Kenosis, do esvaziamento, e sejam colocadas a serviço do amor e do perdão.
A pessoa olha para si, diante da reprovação do mundo, e se sente um nada. A pessoa se sente questionada na sua própria capacidade humana. Como os transeuntes questionavam Jesus quando passavam diante da cruz e balançavam a cabeça dizendo: “tu que destrói o Templo em três dias e o edificas, salva-te a ti mesmo, desce da cruz!” Assim também o mundo afirma aos religiosos: “saia da sua consagração, desista de seu projeto e prove para o mundo que você é capaz!” Assim como o dragão no livro do Apocalipse, o ‘mundo’ procura devorar a novidade que a vida religiosa testemunha.

Compromisso do dia
Devemos partir de encontro ao enfrentamento (ir a Jerusalém), levando para as diversas realidades do nosso dia-a-dia, uma mensagem de paz e de esperança, como mensageiros do Espirito de Deus, sempre acreditando no seu projeto de salvação, de modo que ele realize em nossas vidas a sua promessa.
Tendo Maria como nossa mãe, na festa de sua Assunção, trazendo presente também o dia dos religiosos e seus testemunhos de vida e de seguimento a Jesus cristo, vamos professar a nossa fé neste Deus que é Trino e que nos ama como filhos.

Deus vos abençoe!
              Diácono Neimar Demarco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO. OBRIGADO. DEUS TE ABENÇOE!